Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

A ordem certa de aplicar os produtos de beleza

Quando sua rotina de cuidados diários não segue a sequência adequada, você pode perder o efeito de alguns cosméticos. Siga dicas de especialistas para maximizar os resultados e evitar desperdícios

Diane Neubüser Publicado em 12/01/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beleza em ordem - Foto: Divulgação
Beleza em ordem - Foto: Divulgação

Em se tratando de beleza, a ordem dos fatores altera o produto. Segundo a Dra Luciana Coral Fernandes, esteticista e fisioterapeuta dermatofuncional da Netfarma, é preciso respeitar uma ordem na aplicação de cosméticos no rosto para que nenhuma propriedade seja perdida. É que, devido à textura de cada item, alguns podem barrar a absorção e prejudicar o desempenho de outros. Veja qual é a sequência ideal para começar o dia:

1º Sabonete facial. Lavar o rosto prepara a pele para receber os itens que virão depois.

2º Tônico facial. Ele regula o PH, fecha poros e controla a oleosidade da pele.

3º Hidratantes e anti-idade. A regra aqui é usar sempre a textura mais leve antes. Por exemplo: Se o seu anti-idade é um sérum (mais leve e fluido), e o hidratante é um creme (mais denso), aplique e deixe absorver primeiro o anti-idade para depois hidratar a pele.

4º Protetor Solar. Depois de tratar sua pele, aplique o filtro solar, que forma uma barreira de proteção. É justamente devido a essa barreira que ele deve ser o último a ser aplicado. Caso contrário, irá impedir a absorção dos demais produtos.

5º Maquiagem. Com a pele limpa, hidratada e protegida, finalize com a maquiagem de sua preferência.