Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Cuidados com o cabelo

Especialista ensina cuidados essenciais com os cabelos no verão

A Dra. Juliana Palo falou sobre os cuidados com os fios no verão

Máxima Digital Publicado em 15/02/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista ensina cuidados essenciais com os cabelos no verão - Freepik
Especialista ensina cuidados essenciais com os cabelos no verão - Freepik

Pesquisadores alertam para a queda de cabelos e para a fragilidade do couro cabeludo, que aumentam em incidência durante o verão. Por isso, a Dra. Juliana Palo fez algumas orientações sobre os cuidados essenciais com os fios que, sobretudo nesta estação, recomenda."

"Os cabelos tendem a ficar mais frágeis, suscetíveis à quebra durante o verão, devido à grande exposição à água do mar e piscina, múltiplas lavagens, oclusão por chapéus e bonés e sudorese aumentada”, explicou a dermatologista.

Os cuidados com os cabelos (e a beleza) durante o verão aumenta 61% entre os brasileiros durante o verão, de acordo com pesquisa da Head&Shoulders. A temporada do verão serve como um alerta para que o cuidado com a saúde capilar e da pele sejam intensificados no tratamento diário. Cerca de 85% das brasileiras afirmam que os cabelos são o principal responsável pela sua autoestima.

"Para evitar quebra e ressecamento dos fios, uma dica é fazer, semanalmente, uma máscara capilar com produto derivado do óleo de coco. O óleo de coco é um dos únicos ativos que comprovadamente desinflamam o couro cabeludo e melhoram a estrutura da haste capilar", disse a especialista.

Outra dica que a dermatologista deixa é a respeito das lavagens e dos produtos que costumam-se aplicar.

"Em algumas lavagens, aplique o condicionador ou máscara no comprimento dos fios antes mesmo de aplicar o shampoo no couro cabeludo, de forma a evitar a perda proteica que acontece nas lavagens com shampoo, aumentando a fragilidade. Lembre-se que os shampoos devem ser aplicados apenas no couro cabeludo, pois tem pH compatível com a região, e máscaras e condicionadores, apenas no comprimento”, explicou.

Para cabelos coloridos, ela orientou: "Antes de entrar em piscinas ou na água do mar, pessoas com tintura nos cabelos devem molhar os cabelos com água doce sem cloro. Isso é uma dica para evitar que os fios adquiram coloração esverdeada".

Por fim, a especialista disse que é preciso ter um cuidado também com o couro cabeludo que, se exposto muito ao sol muito forte e fora do horário permitido, fica suscetível a queimaduras e até mesmo a câncer de pele. Por isso é indicado o uso de bonés, chapéus e outros tipos e proteção.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!