Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza » Cuidados diários

A forma correta de aplicar o filtro solar: médica explica como usar o produto no dia a dia

Dra Karla Lessa ensina dicas para seguir todos os dias e manter a pele protegida

Máxima Digital Publicado em 10/10/2020, às 10h00

Confira as dicas listadas pela especialista Dra Karla Lessa
Confira as dicas listadas pela especialista Dra Karla Lessa - Freepik

Os raios ultravioletas UVA e UVB penetram profundamente na pele, causando danos a ela e têm efeito cumulativo. Não somente podem causar manchas, rugas, envelhecer a pele precocemente, mas também podem desencadear o câncer de pele.

É fundamental desenvolver o hábito diário de usar o filtro solar em todas as áreas expostas do corpo, além de prevenir tumores benignos e malignos, entre os outros casos já citados.

QUAL FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR DEVE SER USADO?

Dr. Karla Lessa, médica, alerta: “Para uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB, o produto deve ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo e o PPD 1/3 do FPS”.

Os protetores podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos. “Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes”. Eles não eram bem aceitos antigamente pelo fato de deixarem a pele com uma tonalidade esbranquiçada, mas isso tem sido minimizado pela coloração de base de alguns produtos. “Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor”, explica a médica.

Você sabe a forma correta de aplicar o filtro solar?

· A primeira aplicação do produto deve ser feita com, no mínimo, 20 minutos antes da exposição, de preferência sem roupa.

· É necessário aplicar uma boa quantidade do produto (equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo), uniformemente; de modo a não deixar nenhuma área desprotegida;

· A reaplicação do filtro deve se tornar um hábito diário, e deve ser feita a cada 2- 3horas (quanto menor o FPS e PPD, mais vezes você precisa reaplicar);

· Não esqueça as áreas como: orelhas, nuca, pescoço e dorso das mãos, que ficam bastante expostas;

· O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens e o filtro físico também protege contra a luz visível.

A médica ainda ressalta: é importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. “É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos: como roupas, chapéus e os coadjuvantes: os fotoprotetores orais”. Também é de extrema importância consultar seu médico regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados.


SOBRE DRA. KARLA LESSA:

Dra. Karla Lessa é capixaba e especialista em saúde e beleza. Atualmente atende seus pacientes no Instituto Lessa onde, juntamente com seu marido, é proprietária, em Vitória- ES.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Karla Lessa (@drakarlalessa) em

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI