Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Dicas

Seis hábitos que vão mudar o seus cabelos e deixá-los mais lindos e saudáveis

A tricologista Viviane Coutinho listou alguns cuidados que você deve ter com os fios

Máxima Digital Publicado em 26/09/2022, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seis hábitos que vão mudar o seus cabelos e deixá-los mais lindos e saudáveis - Freepik
Seis hábitos que vão mudar o seus cabelos e deixá-los mais lindos e saudáveis - Freepik

Quer ter cabelos lindos e saudáveis? Alguns hábitos simples podem fazer a diferença quando o assunto é saúde capilar. A tricologista Viviane Coutinho listou alguns deles.

1. Evitar lavar os cabelos com água quente

“A água quente pode prejudicar muito a saúde dos seus fios, pois ainda mais as glândulas sebáceas, ou seja aumenta a oleosidade . Ainda facilita a descamação e as fibras também podem ressecar, perder brilho e viço. Prefira lavar os cabelos com a água mais fria, ajudando assim a selar as cutículas e mantendo os fios bonitos e hidratados”, disse ela.

2. Diminuir o uso de fontes de calor

“Seja secador, chapinha, babyliss ou qualquer fonte de calor, até mesmo a exposição excessiva ao sol forte retém muito a umidade do cabelo. O uso excessivo de calor nos fios podem provocar falta de hidratação, e problemas como perda de viço e brilho e alteração da estrutura do fio, que pode ser quebrado mais facilmente. Quando usar, nunca deixe de passar o protetor térmico antes", falou.

3. Forre os travesseiros com fronha de cetim

"O principal benefício da fronha de cetim é evitar que os fios entrem em atrito com o algodão. Com isso, o cabelo fica menos embaraçado e com menos frizz. O cetim, por ser um tecido liso e macio, não desgasta a fibra capilar, ou seja, o cabelo se mantém forte e saudável. Entre outros benefícios, também estão uma maior definição dos cachos e a retenção da retenção da umidade e hidratação das madeixas.", falou.

A especialista continuou: "Quem acha, usar touca de cetim desconfortável, pode optar pela fronha de cetim".

4. Fazer semanalmente reposição lipídica

"A reposição lipídica é um processo em que banhamos os fios com óleo vegetal ou óleos essenciais, de modo a trazer emoliência aos fios e devolver o equilíbrio ao couro cabeludo. Assim cuidamos das descamações, promovendo acalmia e a reposição da gordura boa que necessitamos para manter o equilíbrio da saúde capilar", falou..

Viviane ensinou: "5ml de óleo vegetal para uma ou duas gotas de óleo essencial, tendo em mente que 1ml equivale a 20 gotas. Óleos vegetais, como o de abacate e o de semente de uva, funcionam como carreadores e são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.".

Para aplicar nas madeixas, é bem simples: "Menos é mais sempre! Comece a utilizar esse blend uma vez por semana, deixando, no mínimo, uns 20 minutos atuando no cabelo. Na hora de retirar, deixe bastante água cair nos fios para começar a limpeza, para somente depois colocar o shampoo. Use um produto que também condicione, respeitando a necessidade do seu cabelo".

5. Usar pentes e escovas certas para os seus fios

"Usar pentes e escovas, respeitando o seu tipo de fio, ameniza a quebra e facilita a penteabilidade. Os pentes de dentes largos é ideal para cabelos crespos, ondulados e para fios grossos. O espaço entre os dentes auxilia no desembaraço, sem gerar atrito ou agressão aos fios. O pente de madeira é indicado para todos os tipos de cabelos. Ele ajuda também a combater o frizz. Ao contrário do modelo de plástico, a madeira ajuda a eliminar a eletricidade estática do cabelo — que causa o arrepio", comentou ela.

6. Aplique shampoo no couro cabeludo

"Muita gente usa shampoo apenas nos fios, o que é um grande erro. É preciso direcionar o produto para o couro cabeludo, respeitar o tempo de pausa para que ocorra a entrega das propriedades propostas e massagear sempre de forma suave sem o uso das unhas", disse.