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Comportamento / Lucky Girl Syndrome

Lucky Girl Syndrome: a nova moda do TikTok é ser positiva

A nova trend para o público feminino possui uma hashtag com mais de 130 milhões de visualizações

Máxima Digital Publicado em 30/01/2023, às 15h00

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Lucky Girl Syndrome: a nova moda do TikTok é ser positiva - Freepik
Lucky Girl Syndrome: a nova moda do TikTok é ser positiva - Freepik

Pensamentos positivos, invocados através de mantras diários como “tudo vai dar certo” e “sou sortuda”, é uma atitude confiante perante o mundo. Essa é a essência da nova trend do TikTok chamada Lucky Girl Syndrome, ou síndrome da garota sortuda em português, cuja hashtag já conta com mais de 130 milhões de visualizações na rede. “Podemos observar que essa frase é o tipo de conteúdo em vídeo que se enquadra na categoria 'motivacional' da plataforma do TikTok, o qual possui mais de 9 bilhões de vídeos com essa temática”, afirmou Clarissa Millford, fundadora da Academia de TikTokers.

O aplicativo chinês se posiciona desde o início como uma plataforma onde a pessoa pode aprender práticas para aplicar em sua vida em um vídeo de 15 segundos. De acordo com Clarissa, a manifestação da "síndrome da garota sortuda" é muito similar ao Buzz de manifestações na época do lançamento do livro e filme “O Segredo”.

“Dentre as diversas razões para esses vídeos alcançarem tantas visualizações e também níveis globais de impacto, duas podem ser destacadas: volume de comentário e compartilhamento", concluiu Clarissa. Ainda de acordo com a especialista, o fato de que este tipo de vídeo carrega um tom impessoal, de autoconhecimento e autoajuda, ele possui alto potencial de ser compartilhável e tornar-se um viral.

Mas funciona? O debate entre especialistas sobre a trend

Enquanto a maioria dos vídeos na rede exaltam a trend, com experiências e dicas de quem já está há algum tempo “manifestando”, especialistas são mais cautelosos e apontam os perigosos que podem estar mascarados. Para o coordenador da pós-graduação em psicologia positiva e  idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, o maior congresso sobre o tema da América Latina, Gustavo Arns, a trend é positiva.

“Eu vejo essa trend como algo muito bacana. Diferente de outras que incitam o bullying e a violência, levando à morte, essa prática incentiva nossas meninas a acreditarem em si mesmas, no que são capazes, e que é possível alcançarem seus objetivos”, afirmou Gustavo.

Segundo o coordenador, a síndrome da garota não é uma novidade: é apenas uma nova roupagem para um assunto debatido e estudado há séculos. “Buda dizia que o mundo ao nosso redor é obra de nossa própria autoria. Na medicina é muito comum o efeito placebo.  Então, se pode discutir por diversas linhas: espiritual, filosófica, científica. Porém, seria leviano de minha parte dizer que para que algo aconteça, basta acreditar. Se fosse assim, teríamos vários ganhadores da loteria”, colocou.

Movimentar-se em direção a seus objetivos é importante, afinal, o diploma, a casa nova, e a viagem dos sonhos não chegarão se você ficar no plano das ideias. Há diferentes formas de ação e uma delas é o método Woop, da professora de psicologia da Universidade de Nova York, Gabriele Oettingen. O método consiste em pensar em seu objetivo e nos obstáculos entre você e ele para, assim pensar em soluções para transpassá-los.

“Dentro da Psicologia Positiva, o otimismo é prejudicial quando te ‘cega’ para os desafios do caminho. Pensar negativamente, como a professora Oettingen, tem seus benefícios. É claro, com moderação, para que você não fique preso numa espiral de negatividade”, pontuou.

Para ele, a trend é, no fundo, uma profecia autorrealizável. Termo cunhado pelo sociólogo Robert K. Merton, é uma definição inicialmente falsa que provoca um novo comportamento e, consequentemente, a mudança da definição para verdadeira.

“Quando você tem um problema a sua frente ou há algo que gostaria de alcançar, mas não acredita que é capaz, é provável que não alcance, porque suas emoções e sua atitude acompanham seu pensamento. Agora, quando você crê que é capaz, as suas emoções – e suas ações – encontram esse pensamento e há mais chances de sucesso”, finalizou Gustavo.