Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

8 dicas de como preparar o pet para a chegada de um bebê

Alguns hábitos podem ajudar cães e gatos a se adaptarem com mais facilidade à nova rotina

Redação EdiCase Publicado em 12/04/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mudanças repentinas na rotina do pet podem levar a problemas comportamentais  (Imagem: Romanova Anna | Shutterstock)
Mudanças repentinas na rotina do pet podem levar a problemas comportamentais (Imagem: Romanova Anna | Shutterstock)

A chegada de um bebê pode ser uma experiência emocionante para a família, mas também pode ser estressante para os animais de estimação. Cães e gatos, muitas vezes, têm dificuldade em lidar com mudanças em sua rotina e em seu ambiente, o que pode levar a problemas comportamentais. Por isso, confira algumas dicas para ajudar a preparar seu pet para a chegada de um bebê! 

1. Estabeleça uma nova rotina 

Comece a estabelecer uma nova rotina algumas semanas antes de o bebê chegar. Isso ajudará seu animal de estimação a se acostumar com as mudanças no dia a dia. 

2. Faça uma introdução gradual 

Se seu cão ou gato nunca esteve perto de um bebê antes, é importante apresentá-los gradualmente a fim de evitar qualquer reação negativa. 

3. Treine seu animal de estimação 

Treine o pet para respeitar limites, como ficar longe do berço ou de outros móveis do bebê. 

4. Permita que o animal cheire os objetos do bebê 

Deixe que seu animal de estimação cheire as roupas, os brinquedos e outros objetos do bebê para se familiarizar com o cheiro. 

Bebê com cachorro boxer em um sofá em casa
Ajustar a rotina do seu pet é ideal para garantir que ele não fique ansioso ou estressado com a chegada do bebê (Imagem: Africa Studio | Shutterstock)

5. Ofereça brinquedos e atividades  

Ofereça brinquedos e atividades durante o tempo pelo qual você cuidará do bebê. Isso pode ajudar a manter o animal entretido e feliz. 

6. Faça exercícios regulares 

Garanta que o pet faça exercícios, para ajudá-lo a se manter saudável e feliz. Passeios regulares com o cão ou brincadeiras com o gato podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. 

7. Ajuste as rotinas de alimentação 

Ajuste as rotinas de alimentação do animal visando garantir que ele esteja alimentado e satisfeito, mesmo durante o período agitado de cuidados com o bebê. 

8. Preste atenção à linguagem corporal 

Fique atento à linguagem corporal do animal durante todo o processo. Isso porque ele pode indicar sinais de ansiedade ou estresse por meio do corpo. Se você notar as diferenças, tente reduzir o estresse do pet. 

Lembre-se: a chegada de um bebê na família pode ser uma experiência estressante para seu animal de estimação. Porém, com tempo e cuidado, é possível que ele se adapte.