Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dicas para gastar menos economizando na cozinha

A situação está apertada? Saiba que você pode economizar dinheiro mesmo dentro de casa! Anote as dicas

Máxima Digital Publicado em 31/03/2015, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
economia cozinha - shutterstock
economia cozinha - shutterstock
Quando o assunto é comida, tudo pode ser reaproveitado. Caso da água do cozimento de verduras, que serve de base para molhos e sopas e até para preparar o arroz. Sobras de pão podem ser usadas para fazer pudins e acompanhar sopas e saladas. 

- Economize gás assando vários pratos ao mesmo tempo. Depois de retirá-los do forno, desligue a chama e aproveite o calor para torrar pães. 
- Reavive as hortaliças murchas mergulhando-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre. 
- As folhas externas da alface são mais nutritivas do que as que ficam no interior do maço, mais novinhas. Mesmo que elas estejam com a aparência feia ou machucadas, não jogue fora! “Use-as cortadas bem fi ninhas e misturadas com outros ingredientes para fazer uma saladona”, sugere a nutricionista Vivian Goldberger (SP), diretora do blog Cartilha Cor de Rosa.  
- Se possível, cozinhe o alimento com a panela tampada. Caso contrário, a comida precisará de muito tempo para fi car pronta, gastando assim mais gás. Os nutrientes também evaporam.
- Sobrou queijo na geladeira, que acabou ficando seco e endurecido. Nada de desprezá-lo! Rale e guarde num recipiente fechado para usar posteriormente no preparo de molhos, pizzas, gratinados... 
- Restou maionese no fundo da embalagem? Esprema meio limão dentro do pote, mexa e use a mistura como molho.
- Ovos duram mais se forem guardados com a ponta para baixo.
- Almoce em casa ou leve a refeição de casa. Fazendo isso apenas duas vezes por semana você economiza R$ 200 por mês.