Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Receita para domingo: Ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura

A Páscoa está chegando e as receitas caseiras não param! Que tal preparar uma opção diferente?

Máxima Digital Publicado em 31/03/2015, às 11h55 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ovo de bolo de cenoura - Divulgação/Globo
Ovo de bolo de cenoura - Divulgação/Globo

Um ovo de Páscoa já é uma delícia por si só, mas um ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura é, sem dúvidas, a melhor opção para quem cansou de receitas simplórias. Fernanda Barbosa, dona da Fê Barbosa brigadeiros, nos cedeu essa receita de tirar o fôlego. Anote aí. 

Passo a passo:

Para a casca de chocolate

· Forma de acetato com silicone, de 150g para ovos de Páscoa

· 200g de chocolate da sua preferência, picado em pedaços pequenos (sugerimos chocolate meio amargo para harmonizar com a doçura do brigadeiro)

Há diversas técnicas para fazer a casca do ovo de páscoa. Para facilitar o preparo, utilize formas de acetato com película de silicone.

Passo 1- Leve ao micro-ondas 2/3 do chocolate picado. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias todo o chocolate estar derretido e uniforme. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate derretido. Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Essa é uma das técnicas para temperagem do chocolate (técnica para o chocolate não derreter posteriormente).

Passo 2- Coloque o chocolate derretido, em temperatura ambiente, na parte principal da forma para ovos de Páscoa, até a marca indicada. Encaixe a outra parte da forma e pressione para que o chocolate se espalhe. Leve à geladeira até a forma ficar esbranquiçada (cerca de 15 minutos).

Desenforme o ovo com cuidado.

Para o brigadeiro

· 1 lata de leite condensado

· 50g de chocolate meio amargo picado

· 1 colher (sobremesa) de manteiga

· 2 colheres (sopa) de creme de leite de lata sem soro

· Confeitos de chocolate, para decorar

Passo 3- Leve todos os ingredientes ao fogo médio, em panela de fundo grosso. Mexa sempre, até atingir ponto de brigadeiro (quando a massa solta homogeneamente do fundo da panela). Deixe o brigadeiro esfriar completamente.

Montagem

Passo 4- Com o auxílio das costas de uma colher, acomode uma camada de brigadeiro no fundo da casca e coloque alguns pedacinhos do bolo de cenoura. Repita esse processo e finalize com uma camada de brigadeiro até cerca de 0,5cm antes da borda da casca. Essa etapa pode ser feita colocando a casca dentro da forma de acetato novamente para facilitar o manuseio e evitar que a ponta dos dedos marque o chocolate.

Passo 5- Enrole alguns brigadeiros e confeite com granulados. Acomode esses brigadeiros sobre a última camada de brigadeiro da casca.

Dicas

· O sabor pode variar dependendo do chocolate usado. Quanto melhor o chocolate, melhor o resultado. Para essa receita, não use chocolates fracionados.

· Para um acabamento mais bonito, antes de rechear o ovo, encoste a borda da casca, já pronta, no chocolate derretido. Logo em seguida, encoste a borda em um recipiente com chocolate granulado.

· Evite manusear a casca com frequência; o chocolate é um ingrediente sensível ao calor. Para pegá-lo, utilize o auxílio de luvas descartáveis ou papel manteiga.

· Capriche nas embalagens! Elas são encontradas em lojas especializadas em confeitaria e valorizam seu produto!

· Achou muito complicado fazer a casca? Compre um ovo de sua preferência e faça apenas o recheio.

Rendimento: 2 metades de ovos de tamanho 150g cada (que pesarão  cerca de 250g cada quando recheadas)

Custo da receita: 15 reais (que varia dependendo da região e do chocolate escolhido)