Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Disturbios de energia: cansada ou agitada demais? Encontre o equilíbrio para o seu corpo

Você anda elétrica ou exausta demais? Veja como encontrar o equilíbrio com estas dicas e ganhe disposição suficiente para as tarefas do cotidiano

Texto: Diane Neubüser Publicado em 15/09/2015, às 16h34 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

bateria
bateria - shutterstock
A oscilação de energia física e mental pode estar relacionada ao stress (sozinho ou associado a outros fatores, como distúrbios de sono e má alimentação). Quando o descanso não é restaurador e você desperta sem ânimo, tudo indica que está dormindo de forma interrupta, o que impede de alcançar diferentes estágios do sono de que uma pessoa precisa. "Somente na fase REM, o quarto nível do sono, consolidamos memória e o aprendizado e liberamos os hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo", explica a endocrinologista Viviane de Oliveira (SP). Mas levantar da cama com muita disposição não é o melhor, pois a energia tende a ir embora rápido demais. "Pode ser que o corpo esteja carente de nutrientes", conclui Viviane. A hiperatividade também é preocupante e sinaliza a hora de checar os níveis de insulina e outros hormônios, que podem estar desregulados. Identifique em qual destas frequências está sua energia e descubra ca solução para deixa-la no ponto.

Bateria fraca
Para melhorar a qualidade do sono, desligue o computador, a TV e o celular pelo menos 20 minutos antes de se deitar. É que a melatonina, hormônio que induz o sono profundo, só é produzida pelo organismo no escuro. Como ganhar energia depois de uma noite maldormida? Bata no liquidificador e beba:
- 350 ml de água
- 5 morangos
- 1 banana-prata
- 1 lasca de gengibre 
- 2 colheres (chá) de levedo de cerveja
- 1 colher (sopa) de mel
"A mistura combate a fadiga e dá a sensação de prazer", diz a nutricionista Mariana D'Avilla (SP).

Bateria variável
Açúcar e carboidratos simples são energizante. No entanto, fazem o pâncreas liberar insulina rapidamente para compensar a glicose que entrou no sangue. Resultado: cortam o pique. Evite consumir grãos integrais e itens ricos em fibras. Faça cinco minutos diários de meditação: sentada reta e respirando profundamente, pense em coisas que trazem paz e mentalize que é capaz de cumprir o objetivo do dia.

Bateria cheia
Para fazer seu corpo liberar o stress e entender que é hora de baixar a energia ou desliga-la, incorpore na sua rotina 30 minutos de exercícios aeróbicos, três vezes por semana. Vale ainda recorrer à aromaterapia para induzir o relaxamento - coloque um recipiente com 2 gostas de óleo essencial de lavanda, laranja, manjerona ou camomila. A cromoterapia tambó;em ajuda, e você pode consultar aplicativos de celular como o Cores que Acalmam (gratuito), para utilizar o tom ideal. 
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI