Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Saúde do fios

Você sabia? Má alimentação pode dificultar o crescimento dos fios e até ocasionar queda; Entenda

O Dr. Paulo Lessa e a tricologista Viviane Coutinho comentam sobre hábitos alimentares que prejudicam o desenvolvimento do cabelo

Máxima Digital Publicado em 25/06/2020, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma alimentação saudável influencia no crescimento do cabelo. - Freepik - Criado por Timolina
Uma alimentação saudável influencia no crescimento do cabelo. - Freepik - Criado por Timolina

Manter os cabelos saudáveis e bonitos é o desejo de todos, mas para isso, é necessário cuidar de dentro para fora. É importante ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e sais minerais, antioxidantes, proteínas, ferro e zinco.

De acordo com o médico e proprietário do Instituto Lessa, o Dr. Paulo Lessa, uma dieta com poucas proteínas, pode atrapalhar o crescimento dos fios. “Recomenda-se, o consumo de carnes magras, grãos, cereais, ovos e feijão já que é importante entender que mais de 80% do cabelo é formado por uma proteína denominada de queratina”, afirma.

Uma das opções para evitar a queda e a diminuição da pigmentação das madeixas, são as vitaminas, entre elas, a betacaroteno e a vitamina A, que podem ser encontradas em beterrabas e cenouras. 

“Uma pessoa que se alimenta mal pode apresentar deficiência de certas proteínas, vitaminas e oligoelementos, substâncias essenciais para garantir a força dos cabelos e promover seu crescimento”, completou o médico. É importante ressaltar que, a queda dos fios pode estar relacionada ao estresse. 

+++Leia Mais: 6 itens para te ajudar a ter um momento relax em casa

Para a prevenção da queda, é indicado o uso de ervas como o alecrim, pois é adstringente e antisséptico, além de desintoxicar o couro cabeludo e ajudar na hidratação.

É bastante comum, pessoas optarem por alimentações rápidas, com muita gordura e açucares, pobres em nutriente. A tricologista - especialista em tratamento dos pelos ou cabelos - Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, explica que essas escolhas podem desequilibrar o couro cabeludo, e também, o ciclo dos fios.

"Alimentos ricos em gorduras,  frituras, carboidratos e açúcares em exagero não são nada bom para saúde capilar. Prejudicando assim o equilíbrio do couro cabeludo, aumentando oleosidade, podendo ocasionar descamação, inflamação,  e ocasionam até a  queda dos fios", revelou a tricologista.

+++Leia Mais: Tapioca pra todo gosto: conheça 6 mudanças positivas que ela faz no seu organismo

Para ter um bom desenvolvimento do cabelo, além de manter uma boa dieta, é necessário investir em produtos bons, para que juntos melhore a qualidade das madeixas. 

Viviane explica: “É preciso unir uma alimentação rica em nutrientes, investir em cosméticos que supram as necessidades do seu cabelo e couro cabeludo e mantermos nossos hábitos saudáveis. Assim, conseguiremos chegar ao embelezamento através da saúde”.

Ou seja, é importante cuidar tanto do interior, quanto do exterior do corpo.  “Nutrir, hidratar e se necessário, suplementar, é o segredo para fios mais bonitos e saudáveis”, completou o Dr. Paulo Lessa.

++++Leia Mais: Óleos capilares: 8 produtos que você precisa conhecer