Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Como falar sobre câncer para crianças

O livro Cabelos Vão, Cabelos Vêm - O Que é Que a Mamãe Tem? Aborda o tema de maneira lúdica

Andrea Soares Publicado em 19/10/2017, às 14h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um livro de história infantil que aborda o tema câncer. Para ser lido por crianças e adultos! - Divulgação
Um livro de história infantil que aborda o tema câncer. Para ser lido por crianças e adultos! - Divulgação

A obra, da escritora Anna Maria Mello, lançada pela editora Chiado, conta a história de Clara, uma menina de 5 anos que descobre que sua mãe está com câncer. A ficção, baseada na história de vida da autora, traz inúmeras reflexões importantes para crianças e adultos, como a união da família, o suporte físico e emocional dos amigos e familiares e a doação de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que perderam seus cabelos devido a quimioterapia.

Em 2015, Anna Maria foi diagnosticada com câncer de mama e iniciou o tratamento de quimioterapia. “Um dia, minha afilhada de 5 anos foi me visitar e, ao me ver careca tomou um susto e não entendeu o motivo de eu estar sem os cabelos. Apesar de serem mais velhas que minha afilhada, minhas filhas Julia e Carolina também sofreram com a minha doença. Nesse dia, tive a ideia de escrever um livro para crianças falando sobre o câncer e sobre o processo de tratamento desta terrível doença que acomete milhares de famílias. Meu objetivo é ajudar outras crianças que estão passando pela mesma situação da minha afilhada e das minhas filhas, pois o câncer afeta emocionalmente a todos da família”, explica a escritora.

Embora o livro seja destinado para crianças de 7 a 10 anos, é indicado também para pessoas que apoiam a causa. Sempre engajada nas causas relacionadas ao câncer, Anna Maria doará parte dos exemplares para ONG’s e pessoas carentes.