Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 dicas para uma escova perfeita

Como fazer o penteado em casa e deixá-lo com um acabamento de salão

Paula Lima Publicado em 07/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas para fazer uma escova perfeita em casa  - Shutterstock
Dicas para fazer uma escova perfeita em casa - Shutterstock

Para garantir um visual duradouro, com brilho e movimento, siga o passo a passo recomendado pela hairstylist Day Marques, do Hi Salão (SP)

Capriche na lavagem
Quanto mais limpo o cabelo estiver, mais duradoura será a escova. “Lave no mínimo duas vezes. Se o cabelo for oleoso, o primeiro xampu deve ser o de limpeza profunda, para higienizar bem. Depois use um neutro, para balancear o pH”, diz. Como qualquer resíduo interfere no acabamento, aplique pouco condicionador e enxágue bem. 

Seque corretamente
Espalhe um produto termoativado para proteger do calor e nunca comece a escova com os fios totalmente úmidos. “Se o seu cabelo for muito crespo ou muito resistente, ele precisa de um pouco de água para secar na forma lisa e segurar a escova. Neste caso, retire 50% da umidade antes de modelar. Se for mais liso, dá para secar quase 90% antes”, afirma Day.

Escolha a escova certa
O tamanho do acessório influencia na modelagem. Se quer uma finalização totalmente lisa, opte pelas redondas grandes; se gosta de ondas, prefira as escovas redondas menores. 

Esfrie a cabeça
Não é à toa que existe um botão de jato frio no secador. “O ar quente abre as cutículas, responsável pelo indesejável frizz. O vento frio ajuda a fechar as escamas e deixar os fios mais brilhantes”, explica Day.

Aumente a duração
Evite secar o cabelo no banheiro, pois aquela neblina do chuveiro acaba com a escova, principalmente se as suas mechas forem onduladas. “Evite passar a mão toda hora, porque esse hábito leva mais oleosidade para os fios. Tente dormir com o cabelo para cima, caso você o queira mais liso. Se preferir uma textura natural, faça dois coques, um em cada lateral, antes de ir para a cama. Solte no outro dia e ele estará com um efeito de ondas”, finaliza Day.