Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Cabelos brancos

NATURAL! Famosas abandonam tintura e apostam em cabelos brancos; Saiba como cuidar desses fios

A tricologista Viviane Coutinho explica passo a passo sobre os cuidados necessários para manter o visual saudável

Gabriele Salyna e Marina Pastorelli Publicado em 22/07/2020, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tricologista dá dicas de como manter os cabelos brancos saudáveis - Instagram
Tricologista dá dicas de como manter os cabelos brancos saudáveis - Instagram

A pandemia causada pelo novo coronavírus mexeu com as estruturas mundias. Dentre as modificações, salões de cabeleireiros ficaram fechados, sem poder receber suas fiéis clientes. 

Para aquelas que mantinham os cabelos pintados, restaram apenas duas opções: tentar colorir os fios em casa ou assumir de vez o visual com fios brancos. 

Preta Gil, Fafá de Belém, Giovanna Antonelli, Tata Werneck foram algumas das famosas que resolveram abrir mão da tintura e apostar nas madeixas brancas. 

A tricologista Viviane Coutinho separou algumas dicas de como manter os fios brancos saudáveis. 

Para aquelas que têm os fios grisalhos, como é o caso da atriz Vera Holtz, ela explicou que é preciso investir em produtos direcionados. 

"Devemos investir em cosméticos próprios para cabelos brancos (matizador). Investir em restaurações e cuidados com os fios é essencial, já que os cabelos brancos perdem bastante nutrientes", disse. 

Viviane sugeriu que as mulheres com esse tipo de cabelo devem evitar o uso de chapinhas e secadores para manter. 

"Sem dúvida nenhuma, o aconselhável é evitar o uso de qualquer procedimento que fragilize ainda mais os cabelos. Os brancos já tendem a ser mais ressecados e porosos, então o calor poderá potencializar isso. Caso seja muito necessário, abra mão de uma temperatura não tão elevada e nunca deixe de proteger usando um finalizador com proteção térmica", recomendou. 

E não para por aí! A tricologista explicou que também é preciso tomar cuidado quando o assunto é sol. Os cabelos brancos expostos à luz solar também podem ficar danificados.

"A exposição solar é um dos principais fatores para acentuar o amarelamento já que esse tipo de cabelo tem menos proteção de melanina, responsável por pigmentar. Além de amarelar com o sol, pode ocorrer a oxidação da cor. O ideal é nunca abrir mão de produtos com filtro UV e investir nas hidratações", disse. 

Viviane falou sobre a transição para os fios brancos. De acordo com a tricologista, o avanço da idade é um dos principais fatores que causam o embranquecimento das madeixas. 

"A presença de fios brancos está ligada diretamente à queda de produção de melanina, substância responsável pela cor do cabelo e pele, que acontece com o passar dos anos. Em algumas pessoas, eles aparecem antes, em outras depois, depende muito da herança genética, porém outros fatores como estresse, depressão, doenças crônicas e alimentação desequilibrada podem acelerar esse processo", explicou. 

Por fim, Viviane corrigiu um hábito: arrancar os fios brancos. A tricologista repreendeu a atitude: "Cabelos não foram feitos para arrancá -los. Arrancando não irá produzir mais fios brancos, porém ficar sem ele".