Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Sexo durante a menstruação

Sexo durante a menstruação: Especialista em saúde menstrual comenta sobre os benefícios

Mariana Betioli falou sobre sexo durante a menstruação

Gabriele Salyna Publicado em 31/03/2022, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexo durante a menstruação: Especialista em saúde menstrual comenta sobre os benefícios - Freepik
Sexo durante a menstruação: Especialista em saúde menstrual comenta sobre os benefícios - Freepik

Sexo durante a menstruação ainda é um assunto considerado tabu na sociedade, mas isos tem que parar imediatamente. É algo natural do corpo e que deve acontecer de maneira leve.  

Mariana Betioli, especialista em saúde menstrual, bateu um papo exclusivo com a Máxima Digital e comentou tudo sobre o assunto. 

Para ela, o assunto ainda é um tabu porque é pouco falado: "A menstruação é um grande tabu, assim como o sexo também é e quando juntamos os dois fica pior ainda. Esse é um tema muito pouco falado e cheio de preconceitos. A menstruação há muitos séculos vem sendo tratada como algo ruim, sujo e que as pessoas devem se envergonhar. Todas as religiões falam de menstruação de uma forma negativa. Quando incluímos o sexo, considerando que vivemos numa sociedade machista, isso só piora.".

Algumas pessoas têm muitas dúvidas sobre o assunto. Se é algo "permitido" e se "faz bem" para a saúde. A especialista disse que sim: "O sexo por si só já traz diversos benefícios para a saúde, portanto a prática não precisa ser suspensa durante a menstruação.".

"Nessa fase, o clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais estão nas alturas, o que também facilita o orgasmo. O orgasmo, inclusive, oferece vantagens durante o período menstrual que é a diminuição da cólica. Durante o orgasmo o útero contrai e em seguida relaxa totalmente. O que faz melhorar a cólica é esse efeito relaxante do orgasmo somado ao aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e a liberação de hormônios de prazer", completou ela.

Muitas mulheres ficam inseguras, como deixar a insegurança de lado? Mariana orientou sobre o assunto: "Uma pesquisa feita pela Inciclo com 16 mil mulheres apontou que 85% delas relataram aumento da libido durante a menstruação, mas somente 49% se permite ter experiências sexuais durante essa fase do ciclo. As mulheres têm vontade, mas muitas acham que não pode, que é errado, tem vergonha ou simplesmente não querem saber de bagunça e lençol manchado.".

Existe alguma recomendação por trás do sexo durante a menstruação?

"Muitas pessoas acham que não existe chance de engravidar durante a menstruação, mas é possível sim e deve-se usar preservativo da mesma maneira.", disse a especialista.

Muitas mulheres se preocupam com o sangue que é vazado e pode "bagunçar" o local. Mariana deu uma dica de como evitar essa situação.

"O sangue pode mesmo bagunçar tudo, dar trabalho e até manchar a roupa de cama. O ideal durante o sexo na menstruação é usar o disco menstrual. Ele é um tipo de coletor que cobre o colo do útero e mantém o sangue dentro dele, o que evita a bagunça e o constrangimento, já que a pessoa com quem mulher está se relacionando não vai nem sentir que ele está ali, ou seja, não precisa nem dizer que está menstruada. O disco menstrual é bem confortável, fácil de usar e não atrapalha a lubrificação, já que as glândulas que lubrificam a vagina ficam logo na entrada do canal, por isso mantém seu funcionamento normal enquanto a mulher usa o disco.", disse. 

Por fim, a especialista acrescentou sobre o assunto: "Há muito que se falar sobre sexo e menstruação para que as mulheres percebam que só tem benefícios, que se permitam viver as experiências que tiverem vontade independente da menstruação e que saibam que hoje existe uma forma de eliminar a bagunça do momento para elas possam fazer o que quiserem, quando tiverem vontade todos os dias do mês."