Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Fake news

Em postagem de Regina Duarte, Instagram põe alerta de notícia falsa

No post avisado, é sugerido que epidemias seguem um padrão de ocorrer a cada 100 anos

Máxima Digital Publicado em 04/06/2020, às 20h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em postagem de Regina Duarte, Instagram põe alerta de notícia falsa - Divulgação/ Instagram
Em postagem de Regina Duarte, Instagram põe alerta de notícia falsa - Divulgação/ Instagram

Na tarde desta quinta-feira, 4, o Instagram voltou a colocar um aviso em uma publicação da ex-secretária especial da Cultura do Governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, informando que o conteúdo da publicação é falso.

Essa foi a segunda vez que a plataforma insere um aviso do tipo em uma postagem da atriz. Em abril, a rede social alertou que uma publicação de Regina sobre a liberação da cloroquina para o tratamento do coronavírus tinha conteúdo parcialmente falso.

Dessa vez, ela recebeu a notificação por conta de uma imagem que fez afirmações sobre pandemias no mundo. Segundo a postagem, problemas como esse acontecem a cada cem anos. A publicação usou dados distorcidos e imprecisos sobre crises sanitárias do passado, como cólera, gripe espanhola e o próprio coronavírus.

O post recebeu o alerta de notícia falsa porque, de acordo com a verificação usada pelo Instagram, as pandemias não seguem um padrão exato, além das datas mostradas pela atriz estarem erradas. Além disso, contou como desinformação o fato de Regina ter omitido a pandemia da gripe H1N1, em 2009. 

Para realizar a verificação dos dados, a plataforma faz uso de agências independentes de checagem de fatos para realizar as indicações quando necessário. Até o momento, Regina não se pronunciou sobre o assunto.