Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Parada LGBTQIAP+

Esquenta Parada LGBTQIAP+: Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho

Confira algumas dicas de como combater a homofobia em seu ambiente de trabalho

Máxima Digital Publicado em 17/06/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esquenta Parada LGBTQIAP+: Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho - Divulgação
Esquenta Parada LGBTQIAP+: Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho - Divulgação

A Parada LGBTQIAP+ em São Paulo está chegando e traz temas importantes a serem discutidos pela comunidade. 

Para você construir um ambiente mais saudável e empático ao seu redor, confira algumas dicas para combater a homofobia nas empresas.

Antes de qualquer coisa, reconheça seus preconceitos!

Um bom agente de mudanças começa as transformações de dentro para fora!

É de suma importância que você reconheça os preconceitos que cultiva e reflita, principalmente sobre os vieses inconscientes, só então você será capaz de neutralizar as ações decorrentes destes prejulgamentos

Dialogue com seus colegas de trabalho de forma transparente, procure demonstrar suas fragilidades e imperfeições, isso vai incentivá-los a fazer o mesmo.

Evite expressões preconceituosas e corrija quando ouvi-las

O mundo corporativo está cada vez mais consciente e se mostra que será intolerante com as intolerâncias, isto é, não será mais aceito expressões machistas, lgbtfóbicas e outras expressões discriminatórias no ambiente de trabalho.

Por isso, se faz necessário fomentar o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, seguro e estável, mas ainda temos um longo caminho a percorrer!

É importante lembrar que o conhecimento e letramento é peça chave na mudança de nossos atos e pensamentos, por isso, você deve buscar ferramentas que permitam conhecer a linguagem adequada, para proporcionar um ambiente de trabalho livre de preconceitos.

Crie um calendário de atividades de Diversidade e Inclusão

Ter um Calendário de D&I é fundamental para estabelecer uma cultura organizacional sólida. É o tipo de ferramenta que permitirá que você engaje seus colegas, favorecendo a comunicação e o dinamismo no ambiente de trabalho.

Se quiser, pode usar o nosso como inspiração, basta clicar aqui, fazer o download ou veja o anexo que colocamos neste e-mail.

Desenvolva um ambiente de trabalho seguro

Crie estratégias, fomente debates, estabeleça comunicações entre seus colegas e funcionários. Demonstre que está apto(a) a dialogar e que o bem-estar dos indivíduos que compõem sua equipe é importante para você. O Fórum de empresas e direitos LGBTQIAP+ tem ótimas referências de empresas que possuem compromisso com os direitos LGBTQIAP+ para você se inspirar.

Ofereça treinamentos e promova ações de engajamento

Leandro Ziotto, fundador da 4daddy, disse: “Letramento e conhecimento sem engajamento é petulância. Precisamos fazer nosso conhecimento agir para a transformação que queremos no mundo.”.

Vale lembrar que estudos comprovam os impactos positivos, sociais e financeiros, que ações em D&I nas ditas Empresas Humanizadas.