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Moda / Dupes

Stylist explica o aumento de consumo de "Dupes"

Anna Boogie falou sobre a grande procura por "Dupes' e a discussão do poder das mídias sociais e celebridades

Máxima Digital Publicado em 10/10/2022, às 14h00

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Stylist explica o aumento de consumo de "Dupes" - Instagram
Stylist explica o aumento de consumo de "Dupes" - Instagram

Na indústria da moda, o termo dupe - no inglês é abreviação de duplicatas -, refere-se a uma versão de preço mais baixo de um produto de beleza ou de moda de luxo, eles estão dominando o mundo da moda online.

De acordo com a stylist Anna Boogie, o impacto da mídia social nas marcas de fast fashion mudou completamente a forma como as gerações mais jovens pensam sobre o consumo de roupas.

"O crescimento do Tik Tok e esse pós-pandemia também contribui para esse comportamento, as pessoas ainda estão ansiosas e confusas sobre tudo, querendo se posicionar de alguma forma e não estão ligando de ostentar produtos fakes. É a glamourização da pirataria. Jovens, principalmente a geração Z estão obcecados em consumir e 'postar' cópias de produtos de marcas de luxo.", apontou.

Como as pessoas engajadas na moda online costumam seguir vários criadores, os influenciadores e celebridades obtêm mais engajamento quando estão constantemente trabalhando para se vestir em estilos novos e populares. Isso contribui para um ciclo de tendências cada vez mais acelerado.

Vídeos de comparação entre produtos originais e duplicados são tendência no Tik Tok. Hoje a hashtag #Dupe já passa de 1,6 bilhões de visualizações. Vídeos de influencers com produtos falsificados de marcas de luxo são virais na plataforma, e levantam a discussão de que eles são ruins para o meio ambiente.

"É problemático, mas isso faz parte do comportamento atual, e não podemos negar que a internet desperta o desejo de compra o tempo todo. Isso é uma forma de pertencimento: 'Eu também posso fazer parte disso'. Os produtos de luxo estão mais caros do que nunca e a falsificação é o único acesso para as pessoas que não tem poder aquisitivo consumir as tendências. Com isso a sustentabilidade foi esquecida no churrasco. Esse comportamento atual só cresce e tá longe de ter uma solução fácil.", explicou Anna em suas redes sociais.