Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Mulher Moderna / Dinheiro

Mulheres e finanças: Conheça quatro perfis de economia inspiradores e comece a poupar

Criado e liderado por mulheres, os perfis têm dicas incríveis de como cuidar do seu dinheiro

Letícia Couto com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 30/08/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Perfis incríveis para se inspirar e começar a juntar dinheiro já. - Instagram
Perfis incríveis para se inspirar e começar a juntar dinheiro já. - Instagram

Dica de moda? Temos! Dica de maquiagem? Temos! Mas se o que você precisa é guardar aquela quantia para comprar aquele tão sonhado item de consumo ou só quer aprender a investir, então você está no texto certo.

Por muito tempo, o público feminino foi reconhecido como ‘impulsivo’ e ‘sem limites’, principalmente quando o assunto é dinheiro. Mas os tempos mudaram e os hábitos dos consumidores também. 

Atualmente, mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho. No entanto, de acordo com a ONG Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 92ª posição na lista de igualdade de gênero (a pesquisa analisa critérios econômicos, educacionais e sociais). Ainda assim, são elas que lideram suas famílias, - em muitos casos, faz isso sozinha - e claro, sempre pensam a curto, médio e longo prazo. 

Mas se você, mulher, não sabe como cuidar do seu dinheiro, isso não é um problema e está tudo bem. Nós da Máxima Digital selecionamos 4 perfis de economia e finanças - criado e liderado por mulheres - incríveis, para você se inspirar e começar a poupar.

Confira:

Nath Finanças - @nathfinancas

Em seu canal no YouTube, e claro, em seu Instagram, Nath Finanças encontrou um meio para falar de educação financeira e mostrar para as pessoas que é possível evitar as armadilhas que deixam nosso orçamento apertado. 


Nathalia Arcuri  - @nathaliaarcuri e @mepoupenaweb

Nathalia Arcuri também tem um canal no YouTube, onde ela trata sobre todos os assuntos que envolve economia, e ensina de um modo super prático e fácil de entender, como e qual a melhor forma de investir aquela graninha. Quem acompanha a jornalista no Instagram pessoal e no perfil do canal, encontra exemplos incríveis, muito deles utilizando personagens conhecidos do cinema.

Ver essa foto no Instagram

O que é PIX? Porque tá todo mundo falando dessa criação do @bancocentraldobrasil?⁣ ⁣ Se você não aguenta mais pagar por transferências e esperar chegar os dias úteis pra usar TED e DOC, arrasta pro lado e descubra a sua 💡 no fim do túnel!⁣ ⁣ #MePoupeAcessivel #PraTodosVerem: A primeira imagem está dividida em 2 cenas do filme Vingadores Ultimato, na primeira o Thanos prestes a estalar os dedos, mas sem nenhuma joia do infinito e o texto "O banco cobrando taxa de TED, DOC, BOLETO", na segunda cena o Homem de Ferro com a manopla com todas as joias do infinito estalando os dedos e o texto "O PIX apareceu e...". Na segunda imagem o texto "O Banco Central criou um novo meio de pagamento chamado PIX, onde você pode enviar e receber dinheiro em alguns segundos de graça!", na terceira o texto "No TED ou DOC você só consegue enviar o dinheiro em dias e horários específicos, enquanto no PIX você pode fazer isso em qualquer dia e horário, incluindo fim de semana e feriado.", na quarta o texto "Você pode mandar dinheiro pra outras pessoas, bancos, empresas, entidades do governo (impostos e taxas) e pagar contas sem pagar nenhuma taxa de transferência.", na quinta o texto "Para ter acesso ao PIX, é só ter uma conta em bancão, banco digital ou qualquer outra instituição de pagamento.", na seguinte o texto "O cadastro vai ser liberado a partir de Outubro e o PIX começa a funcionar no dia 16 de Novembro de 2020! MAAAAS, alguns bancos já estão liberando o pré-cadastro, fica de olho!", na última o texto "#UTILIDADEPÚBLICA Ajuda a sua amiga e o seu amigo e envia esse post pra quem tá gastando dinheiro com transferências bancárias! Será que o PIX vai substituir o boleto?"⁣ ⁣ #UTILIDADEPÚBLICA #MePoupe #Dinheiro #BancoCentral #Pix #Novidade #Urgente #Brasil #Meme #MemesBrasil #Avengers

Uma publicação compartilhada por Me Poupe! A Fada das Finanças (@mepoupenaweb) em


Carol Sandler - @finançasfemininas

Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, uma das maiores plataformas online do Brasil, no qual o maior objetivo é o empoderamento feminino através da educação financeira. Formada em jornalismo e em economia, ela foi vencedora do prêmio 'Destaque do Ano' de 2015 na categoria 'Personalidades em Finanças Pessoais' do site Dinheirama. 


Invista Como Uma Garota - @invistacomoumagarota

Victoria Giroto e Aninha Baraldi, são as fundadoras do Invista Como Uma Garota e juntas estreitam esse espaço que entre mulheres e o dinheiro. Segundo a descrição da página, o objetivo é contribuir "ativamente com a causa feminista: A liberdade da mulher passa pela autonomia financeira". Em seu perfil no Instagram, há diversas dicas e lives com convidados especiais.

Ver essa foto no Instagram

Falando em sopa de letrinhas, vamos explicar alguns conceitos por aqui, começando pela musa, a taxa Selic 🥰 Ela é a taxa básica de juros da nossa economia. É sobre ela que estão falando quando sai no jornal que a taxa de juros caiu ou subiu. O Copom (Comitê de Política Monetária) revisa e define o valor dela a cada 45 dias com um objetivo principal: controlar (ou estimular) a inflação. Como? Bom, a Selic norteia muitas coisas, entre elas o custo das dívidas e a rentabilidadae dos investimentos de renda fixa. Ela impacta a inflação da seguinte forma: se as dívidas estão mais caras (Selic mais alta), as pessoaas tendem a consumir e se endividar menos. Se elas consomem menos, a inflação cai. Se a Selic cai, as pessoas tendem a consumir mais porque o crédito fica mais barato. É uma forma de estimular a economia, por exemplo, e é por isso que a Selic tem caído tanto nos últimos anos e caiu mais ainda quando a pandemia pegou em cheio o comércio brasileiro. 🧠 Temos que prestar atenção nela porque os investimentos de renda fixa e os mais simples, que são os que usamos na reserva de emergência, por exemplo, são totalmente atrelados a ela! Hoje a Selic está em 2.25% ao ano, e essa é a rentabilidade do Tesouro Selic que a gente tanto fala, por exemplo! Então se você pensa que a Selic não tem nada a ver com você, tem sim 😉 Tanto na rentabilidade dos seus investimentos quanto no custo do crédito, dos financiamentos, dos parcelamentos, e por ai vai. #invistacomoumagarota #supportyuorlocalgirlgang

Uma publicação compartilhada por Invista como uma garota (@invistacomoumagarota) em