Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / Big Brother Brasil

Dia Internacional da Mulher: Situações que cada uma das participantes do 'BBB21' viveram apenas por serem mulheres

Independente de ter câmeras 24 horas, mulheres passam por situações machistas à todo momento

Máxima Digital Publicado em 08/03/2021, às 15h21 - Atualizado às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Situações que cada uma das participantes do 'BBB21' viveram apenas por serem mulheres - Reprodução/ Globo
Situações que cada uma das participantes do 'BBB21' viveram apenas por serem mulheres - Reprodução/ Globo

Todo dia 8 de março é dia de refletir sobre o peso de ser mulher em uma sociedade tão machista. O Dia Internacional da Mulher é muito mais do que flores, chocolates e frases decoradas. O 8 de março é marcado por levantes de mulheres que lutaram pelos seus direitos.

O Big Brother Brasil é o assunto do público brasileiro e, claro, que situações machistas e que reverberaram o que é ser mulher são constantemente vistas. As ações, debates e situações não deixam de existir apenas por uma câmera ligada 24h. 

Pensando nisso, nós, da Máxima Digital,separamos um momento de cada uma das participantes do reality show que passaram apenas por serem mulheres.

Camilla de Lucas

Uma das coisas que as mulheres mais passam é a famosa rivalidade feminina. Desde a infância, somos ensinadas a acreditar que existe uma disputada - velada ou não - entre outra mulher. Uma sempre precisa ser mais do que a outra. Entretanto, essas situações não podem ser normalizadas. Não é ser amiga de todo mundo, mas nem brigar com outra mulher por nada.

Em determinado momento, Camilla de Lucas não gostou das acusações feitas por Karol Conká. A rapper curitibana disse que a rival estava criando uma rivalidade feminina desnecessária - ainda mais de mulheres pretas na casa.

A influenciadora não recuou: “Não vem levantar militância em questão de afinidade, não, porque eu não sou obrigada me dar bem com você”.

Carla Diaz

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, Carla Diaz foi vítima de machismo por outros confinados. Ao ser indicada por Rodolffo, a atriz foi acusada de 'incoerente' e 'desleal'. No discurso do Líder, o cantor colocou em dúvida, ao vivo e na frente de todos e do Brasil, a "lealdade" dela ao crossfiteiro com quem tem um relacionamento amoroso. Arthur, por sua vez, não defendeu Carla diante do discurso.

Rodolffo ainda frisou que a opinião que expressava não era só dele, mas como "de muitos colegas na casa". "Essa pessoa, por diversas vezes, por alguns outros participantes também, vem sido comentada e vem realizando ações incoerentes na visão de muitos. Na semana passada, eu também pude experimentar um pouco disso, que é a Carla", apontou.

Ele ainda usou uma atitude de Arthur para justificar o porquê da atriz seria desleal ao relacionamento dos dois. "Se ele não tivesse dúvidas disso, pode ter certeza que ele não pensaria duas vezes para dar esse colar para você", disse.

Carla Diaz foi culpada por uma situação que não estava em sua mãos, mas na de Arthur. Vale lembrar que a 'lealdade' do brother nem sequer foi questionada pelos confinados e ainda ouviu tudo quieto.

Após a situação, Camilla de Lucas comentou com Gilberto sobre a importância de não invalidar as opiniões de uma mulher e “passar pano” para o que os homens que contam apenas a sua versão: “Foram muitos homens contra a palavra de uma mulher que foi questionada [durante o Jogo da Discórdia]. Enquanto tinha também um outro homem envolvido na história e que ninguém questionou ele.”

E ela concluiu: “Se ela tiver falando a verdade, muita gente virou a cara. (…) Se a situação for essa, pode ir o Arthur ou o Caio também” . É sobre sororidade e acolhimento entre outras mulheres.

Juliette

Uma das coisas mais comuns é a mulher ser questionada sobre sua capacidade no mercado de trabalho. Mesmo sem ter nada a ver, Fiuk questionou Juliette sobre o seu lado profissional.

A advogada se excedeu no tempo de realização do Raio-X e gerou um desconforto na casa, já que os demais confinados tiveram que realizar o vídeo mais rápido para não serem punidos com a perca de estalecas. Ela, por sua vez, pediu desculpas e se justificou dizendo havia se distraído e perdido a noção do tempo.

Entretanto, o assunto voltou à tona quando Fiuk insinuou que a justificativa dela era falsa. “Tu acha que eu não sou sincera?“, questionou a advogada. O ator respondeu: “Você acha que alguém engoliu a história que você pagou de louca no confessionário? (…) Todo mundo têm um minuto lá dentro pra uma coisa e mais dois ou três pra outra. Por que custa tanto pra você reconhecer?“, perguntou ele, que logo foi respondido: “Eu reconheci isso desde o primeiro momento. Eu pedi desculpas mil vezes“, rebateu a sister

Na conversa, o cantor duvidou da capacidade da advogada de exercer a profissão: “Você trabalha com ironia? Você falou que é advogada (…) isso funciona dentro da sua profissão? Ser irônica“. Juliette não deixou barato: “Você está sendo irônico agora. Estou tentando entender o que você está falando e você está rindo“. Um pouco mais debochado, o cantor respondeu: “Você quer que eu chore?“. “Eu que quero chorar“, respondeu a paraibana. “Já falei tudo o que eu tinha para falar”, concluiu o ator.

Karol Conká

Nem sempre as atitudes machistas são contra as mulheres, às vezes a vivência delas faz com que no futuro, algumas tenham comportamentos que não são legais. Quando Karol Conká ficou com Arcrebiano, pouco tempo depois, ela começou a acreditar que Carla Diaz estava dando 'em cima' do modelo.

Karol inventou uma história para Carla, dizendo que falaram para ela que a atriz estaria interessada em Bil. A atriz reagiu com surpresa ao absurdo que havia acabado de escutar e tentou descobrir de onde havia surgido o boato. Na mesma noite, Karol gritou com a atriz e ameaçou pedir para sair do programa. A rapper não foi cobrar o modelo sobre a história.

Como falado antes, a rivalidade feminina é uma das situações mais presentes. É muito mais fácil cobrar e brigar com outra mulher do que com um homem. 

Kerline

A primeira eliminada também foi a primeira sister envolvida em uma briga. Em uma festa do BBB21, ela acabou se desentendendo com Lucas Penteado. Durante o momento, o ator deu uma de cupido e tentou juntar possíveis casais. A influenciadora se sentiu pressionada pela situação e, para fazer com que Lucas se sentisse na pele das meninas, deu em cima dele de brincadeira, sem real intenção de ficar.

Visivelmente incomodada, ela tentou virar o jogo. “E se eu quisesse o cupido?", questionou ela.  Penteado, por outro lado, levou a investida a sério, e ao tentar se aproximar da loira novamente, foi surpreendido ao saber que ela tinha agido de tal forma para que ele se sentisse desconfortável como ela se sentiu.

Os ânimos dos dois ficaram bem exaltados. Após a festa, eles conversaram sobre o momento. Lucas acreditou que ela fez 'na maldade' e que ela era uma pessoa 'dissimulada'. Kerline afirmou ter ficado abalada após ouvir ser nome ser associado ao Nazismo, a Hitler e Stálin.

Fora do programa, ela se defendeu: "Isso acabou com o meu psicológico, eu não entendia de forma alguma porque uma brincadeira despretensiosa acabou me entitulando por coisas tão pavorosas, tentei ir atrás dele para entender aquilo diversas vezes, muitas não foram vistas pelo público. Eu só queria mais amor no coração!".

Lumena

A baiana ficou conhecida por ser uma militante chata, mas as causas dela eram erradas mesmo? Em uma das votações do BBB, Lumena declarou em Rodolffo por conta de seus comentários sobre machismo. 

Para mim, é muito grave o que ele falou ali. Ele falou ‘eu nasci num contexto machista e eu acho que, para eu me desconstruir, as pessoas têm que vir com inteligência. Tem que ter inteligência para ensinar, tem que ter paciência. Se essa pessoa viveu 30 anos num contexto…’. Quase como se mulheres, de um modo geral, tivessem que estar numa disponibilidade emocional e com uma certa inteligência e metodologia de ensino para falar para ele passo a passo do que é ser machista ou não. Pasmem. Pelo amor de Deus! Parece que ele não estava aqui ontem. Todo mundo se nutriu, eu também. Conversei com Caio aqui hoje. Ele tem outra pegada. Meu voto mudou”, disse ela.

Pocah

A funkeira vive um drama que nem imagina fora da casa. Afinal, ser mãe não é fácil. Enquanto Pocah está confinada no BBB21, MC Roba Cena, seu ex-marido e pai de Vitória, sua filha, revelou que está sendo proibido de ver a menina. Vinny Darian, irmão da funkeira, que possui a guarda provisória da criança, resolveu explicar a situação.

“MC Roba Cena sabe que a filha está ficando famosa e quer se promover. Nunca deu nenhum tipo de assistência e não paga nem a pensão. Tanto é que em meio a estes ‘desabafos’ dele nas redes sociais ele veio falar, no meio, de músicas que lançou”, disse,  em conversa com o jornal Extra.

“Tudo bem, nós nunca precisamos da ajuda dele. Mas ele está se aproveitando que minha irmã está no BBB21 e não pode se defender. Só que ela deixou a guarda da Vitória comigo e não tem o que ele possa fazer”, completou.

No programa, ela já comentou que pagava a pensão alimentícia do filho do ex.

Sarah

Ser filmada, sem consentimento, durante o sexo é crime. Entretanto, muitas mulheres continuam tendo a sua intimidade sexual tratada apenas como fetiche - além do grande abuso que é. Durante uma conversa, Sarah e Juliette falavam sobre gravações de vídeo fazendo sexo.

A paraibana contou que quando não tem muita intimidade, pede para colocar o celular do parceiro em um canto e não mexer enquanto dão uns amassos. Foi neste momento que a consultora de marketing contou que já tentaram filmá-la fazendo sexo com uma câmera escondida. "Fiquei muito put*! Fiz tudo o que ele pediu, fui na câmera e apaguei", contou.

O crime, tipificado no artigo 216-B do Código Penal, inclui produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes. Fazer montagens incluindo o rosto de alguém em cenas de sexo também é considerado crime, tipificado pelo mesmo artigo. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção.

Além disso, filmar alguém sem consentimento durante o sexo é considerado violência psicológica e que, desde 2018, a prática está incluída na Lei Maria da Penha.

Thaís 

A cirurgiã dentista já passou por diversas situações machistas que nem imagina - o que piora muito. Antes mesmo de ficar com Fiuk, Thaís virou alvo de comentários desnecessários e foi objetificada para dar prazer ao homem.

Em conversa com Karol Conká, Lumena e Fiuk sobre o interesse da dentista pelo cantor, ele deu um show de machismo. "Fiuk, a laranja está descascada, tá cortada. É só tirar o caldo", fazendo, barulhos com a boca imitando chupar uma laranja. Lumena deu risada e falou: "Gente, o bicho é tímido".

Karol e a psicóloga continuaram rindo muito e Nego Di não parou: "Fiuk, ó (continuando fazendo os barulho) até o bagaço. Te permite e te entrega".

Viih Tube

Um elogio que inferioza outras mulheres não é elogio.Viih Tube conversou com Thaís e João Luiz sobre Rodolffo. A YouTuber confessou que não gostou de um comportamento dele durante conversa. "Ele foi me elogiar inferiorizando outras meninas, fiquei meio assim. A intenção foi boa, mas para você elogiar alguém não precisa diminuir outra (pessoa)", disse.

A jovem afirmou ter ficado muito desconfortável durante a conversa, mas não falou nada. Ela, então, disse que pretende conversar com ele sobre o assunto.