Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Alopecia: entenda o que é e como tratar a condição na pele que tem chamado atenção no ator Lucas Penteado no BBB 21

Saiba o que são e como cuidar das falhas que o ator possui em seus cabelos

Máxima Digital Publicado em 04/02/2021, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alopecia: entenda o que é e como tratar a condição na pele - Instagram
Alopecia: entenda o que é e como tratar a condição na pele - Instagram

O Big Brother Brasil 21 começou há mais de uma semana e vem chamando a atenção do público por diversas situações polêmicas.

O ator Lucas Penteado é um dos nomes mais falados do reality devido sua participação cheia de altos e baixos, e agora, Lucas chama a atenção pelas falhas que apresenta no cabelo, expondo partes do seu couro cabeludo.

O dermatologista Amilton Macedo, que atua há mais de 28 anos na área de medicina preventiva, explica esse tipo de condição na pele, as possíveis causas e tratamentos. "Para um diagnóstico preciso é necessário uma consulta presencial, mas tudo indica que o ator apresenta um quadro de alopecia, que é a diminuição dos folículos pilosos no couro cabeludo ou em outras partes do corpo, como na barba, causando o afinamento dos fios e com isso falhas no couro cabeludo que fica mais aberto", explicou Amilton Macedo.

Segundo o dermatologista, o problema atinge homens e mulheres e pode se manifestar de diferentes formas. A alopecia pode estar relacionada a fatores hormonais e genéticos (alopecia androgenética), ou a condições imunológicas e ao estresse (alopecia areata), e também existem os casos de dietas muito restritas, que podem levar a queda dos fios também, como a deficiente de vitamina D e ferro (alopécia de causa carencial).

Além disso, o Dr. Amilton explicou que algumas viroses e infecções também podem levar à queda de cabelo, pós-infecção, como é o caso de Covid-19.

Não existe um tratamento preventivo para a alopecia, mas ela pode ser tratada. "É fundamental consultar um dermatologista para indicar a melhor conduta terapêutica para tratar a condição na pele.", orientou o médico

"Para casos mais leves, o tratamento pode ser feito com dermocosméticos e aplicações na região afetada e em caso mais severos da alopecia podem ser utilizadas substâncias tópicas",  disse Amilton.