A influenciadora digital e modelo Bia Gremion, de 23 anos - Instagram
Corpo livre

Afinal, por que o corpo gordo incomoda tanto?

Entrevistamos a modelo Bia Gremion e a pesquisadora Malu Jimenez para falar sobre gordofobia e resistência

Ivana Guimarães Publicado em 11/08/2020, às 09h00

Na última terça-feira, 28, a modelo Bia Gremion teve sua foto utilizada indevidamente pelo comediante Leo Lins. Na imagem, a influenciadora aparece ao lado de seu namorado Lorenzo, compartilhando uma mensagem de amor-próprio e mostrando seus corpos livremente.

 

O humorista, que se reconhece como o “rei do humor negro”, divulgou seus shows na legenda da publicação e fez piada com o casal. Bia é uma mulher cis gorda e Lorenzo, um homem trans. A partir dessa postagem, a dupla recebeu diversos ataques gordofóbicos e transfóbicos na internet.

Em suas redes sociais, a criadora de conteúdo afirmou que registrou um boletim de ocorrência contra Leo no 52º DP, em São Paulo e neste domingo, 2, ela anunciou que Lins apagou a imagem por conta de uma notificação judicial.

O fato é: mulheres gordas e bem resolvidas incomodam, né? Mas de onde vem esse sentimento?

Para explicar, nós, da Máxima Digital, conversamos com Bia e com a doutora em estudos de cultura contemporânea, Malu Jimenez. Malu é idealizadora do projeto Lute Como Uma Gorda e fundadora das redes sociais @estudosdocorpogordo.

 

Segundo a especialista, a gordofobia associa o corpo gordo a um corpo doente e  inferior: “A gordofobia é um estigma estrutural e institucionalizado contra pessoas gordas. Isso significa que esse preconceito está em todos os lugares. Ela é como se fosse uma cebola, algumas camadas nós percebemos, como os xingamentos e ataques. Mas, existem camadas imperceptíveis, pois sempre vêm disfarçadas de cuidado e saúde.”

Para a modelo, quem se incomoda não consegue imaginar pessoas gordas tendo uma vida considerada normal: “Eu acho que a sociedade ainda tem a ideia que o gordo é uma pessoa desleixada e que se sente mal com o próprio corpo. Ela não nos imagina sendo livres sexualmente e tendo prazer de várias formas.”

“O corpo gordo incomoda porque ele rompe com o padrão estabelecido socialmente. Se pensarmos que tipo de corpo é considerado bonito e saudável, é o magro, branco e heterossexual. A sociedade acredita que quem está fora do padrão deve estar triste, em casa, doente e depressivo. E quando ele aparece de outra maneira, como empoderado e feliz, causa um estranhamento”, explicou Malu.

Mas, qual a graça de ridicularizar pessoas gordas nas redes sociais? A pesquisadora afirmou que o objetivo é ganhar visibilidade: “Na minha tese eu estudei o ativismo gordo através das redes e observei que marcas/pessoas se aproveitam da visibilidade que ganham ao atacar outras pessoas. Na maioria das vezes, esses indivíduos acabam pedindo desculpas depois, chamam alguém, tratam o assunto de forma superficial e acaba não dando em nada para eles no final. Eu acredito que a melhor maneira de reagir a isso é uma discussão judicial, inclusive estou montando uma associação para a representação ser mais forte.”

“Eu ainda não entendi se a motivação é culpabilizar as pessoas para que elas emagreçam ou continuar rindo delas. Só que hoje em dia as coisas mudaram, nós temos orgulho da nossa singularidade e da nossa vida. Continuar ouvindo esse tipo de piada é retrocesso e a gente quer andar para frente. Penso que a melhor forma de reagir a esses ataques é confrontando e questionando”, refletiu Bia.

Daqui para frente, Malu entende que é necessário construir novos saberes: "Todos precisam entender que a ciência, qualquer uma delas, não se trata de algo estagnado. Ela vai se transformando e nem sempre acerta. Já existe outra maneira de fazer ciência incluindo todos os corpos, questionando esse estigma que se criou quando se considerou o gordo doente. Por trás da patologização desse tipo de forma física existem pessoas reais que sofrem.” 

“Acredito que todas temos que ter orgulho de nossos corpos, independentemente do que acham, e estar sempre em relacionamentos saudáveis em que somos respeitadas”, concluiu Bia, provando que essa luta não vai parar por aqui! 

Malu Jimenez Leo Lins gordofobia Bia Gremion

Leia também

Especialista explica processo de aceitação da orientação sexual


Bullet Journal: Saiba motivos para ter um e como organizá-lo na sua rotina


Paciente fala sobre hospital se recusar a aplicar DIU e alegar questões religiosas


Sasha Meneghel é vítima de body shaming; Especialista explica o termo


Dia do Orgulho Pansexual: Entenda a origem da data


Lei da Atração: Conheça as 4 melhores técnicas para o início do ano