Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Skincare labial

Skincare labial: Guia para cuidar da boca no inverno

O dermatologista Amilton Macedo explicou alguns cuidados que precisamos ter com os lábios

Máxima Digital Publicado em 13/06/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Skincare labial: Guia para cuidar da boca no inverno - Freepik
Skincare labial: Guia para cuidar da boca no inverno - Freepik

Durante o outono, os lábios, assim como a pele de outras regiões do corpo sofrem com as mudanças climáticas e merecem uma atenção especial. Já que por natureza a pele dessa região é mais propensa a descamação excessiva, rachaduras e outras condições únicas, por isso,  ter uma rotina de cuidados e utilizar os produtos certos são essenciais nesse momento.

"A pele dos lábios são igualmente vulneráveis ao resto da pele do rosto durante os dias mais frios. Isso acontece devido à falta de glândulas sebáceas na região, ou seja, os lábios não produzem naturalmente os óleos hidratantes que o resto da pele produz, deixando o mais exposto e suscetível a danos relacionados ao clima. Por isso, o uso de protetor e hidratante labial é essencial para criar uma barreira protetora entre os lábios e as temperaturas", explicou o dermatologista Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos, e atende nomes como Izabel Goulart, Fiuk e AnaHickmann, entre outros.

Vale ressaltar que nem todos os ingredientes de skincare que são utilizados no rosto, não podem ser manuseados na região dos lábios. Produtos que possuem ácido, em concentrações seguras para o rosto, geralmente  são agressivos para os lábios, além dos esfoliantes físicos e peeling para o rosto que devem ser evitados.

"Os principais produtos que podemos utilizar nos lábios são: as máscaras para lábios ocasionais, esfoliantes labiais, lip balms, e produtos com cores para a região, que possuem formulações para não prejudicar e irritar a pele delicada. Por isso, os produtos de skincare e cuidados para essa região trabalham com um objetivo comum, mas de formas diferentes, pois os cuidados com os lábios precisam de três etapas: limpeza, hidratação e proteção", ressaltou o dermatologista.

O especialista ainda destacou que um erro frequente de cuidados com os lábios, acontece quando lavamos o rosto, isso porque quando realizamos esse processo temos o costume de também lavar a mucosa da boca.

"Uma dica indispensável é contrair a musculatura da boca quando realizamos essa etapa no skincare. Além disso, durante a escovação outro erro comum é deixar a pasta sob os lábios, o recomendado é sempre lavar com abundância a região e não deixar nenhum resquício do produto nos lábios, pois ambos os processos podem irritar a pele sensível da boca e ressecá-la.", disse ele.

Os lábios são cruciais para a parte do rosto, pois uma boca saudável pode transformar o todo o aspecto visual como um todo, e lábios secos podem por vezes oferecer aparência cansada. O Dr. Amilton Macedo  indicou três passos para cuidar dos lábios em todas as estações do ano e evitar o ressecamento e descamação da região.

Massagear e esfoliar: massagear ou "esfregar um lábio no outro" é uma etapa básica para o cuidado com a pele dessa região, pois ela irá retirar as células mortas e preparar a pele para uma hidratação mais eficaz. Realize esse processo a cada 10 ou 15 dias com o auxílio de um esfoliante caseiro, como açúcar mascavo e mel, ou um produto específico para esse processo disponível no mercado com grânulos menores e menos abrasivos. Vale ressaltar que por a pele dos lábios ser é muito fina e delicado, o ideal é realizar uma esfoliação não muito agressiva, pois podemos traumatizar a região.

Hidratação: o ideal é a utilização de máscara labial, para intensificar a hidratação dos lábios. Esse processo deve ser feito todos os dias, após a escovação dos dentes e a limpeza facial. Pela região ser exposta ao frio, vento, poluição e a ausência de umidade, essa etapa é indispensável para a nutrição, por isso utilize hidratantes com substâncias essenciais como manteiga de cacau e karité, aloe vera e vitamina E, esses ativos irão amenizar o ressecamento dos lábios, o auxiliando na hidratação. Além da ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.

Proteção solar: assim como a pele do rosto e corpo, os lábios também necessitam de proteção solar todos os dias, mas principalmente nos dias mais frios do outono e inverno, por isso os produtos com FPS como batom, gloss labial ou lip balm irão prolongar o efeito hidratante e proteger a região contra os danos que podem ser causados pelos fatores externos como o sol, vento, frio e a poluição. O especialista ainda recomenda o uso de protetores e hidratantes labiais com aplicadores, no intuito de evitar a contaminação do produto ao utilizar os dedos na hora da aplicação. Por isso, opte sempre por embalagens compactas que possam te ajudar com os cuidados diários na região dos lábios.