Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Acerte as diferenças com seu parceiro

Você acha que ele faz algumas coisas só para irrita-la ou porque não se importa tanto com a relação. Não é bem assim: determinados deslizes masculinos possuem, também, explicação fisiológica

Máxima Digital Publicado em 02/12/2015, às 16h47 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
casal - shutterstock
casal - shutterstock
Ele não faz duas coisas ao mesmo tempo.
Passar uma informação importante para seu marido enquanto ele assiste TV é pura perda de tempo. Assim como pedir que ele dobre as roupas enquanto cuida das crianças. Já reparou? É que, diferente da mulher, que é sabidamente multitarefas, os homens são programados para focar em uma atividade por vez. "Uma das explicações para isso é que as mulheres têm maior capacidade de fazer comunicação entre os dois hemisférios do cérebro. Os homens, ao contrário, ganham em sinapses realizadas dentro de cada hemisfério", explica a psicóloga e sexóloga Imaculada Marino Gonçalves (SP). Tem mais: ao longo dos séculos essa aptidão feminina foi desenvolvendo, em detrimento da masculina. "Desde a pré-história mulher é exigida em diferentes campos simultaneamente. Ela precisava cuidar da caverna, dos filhos, cozinhar e ficar atenta para o retorno ou sumiço do parceiro... As responsabilidades masculinas eram mais pontuais, focadas: caçar e retornar para a família", diz a especialista.

Ele foge da DR
Não espere muito foco e atenção de seu amado quando você quiser discutir a relação. Uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia mostrou que durante uma conversa, ao identificar expressões de medo ou raiva no rosto da parceira, o cérebro masculino praticamente entra no modo hibernar. "Acontece uma redução das atividades de áreas cerebrais relacionadas à interpretação das emoções, como a amígdala ou corpo amigdaloide, principalmente daquelas que podem ser visualmente detectadas (expressões faciais agressivas). Isso ocorre possivelmente como um mecanismo de defesa para que o homem não demonstre medo ou aflição diante da mulher", conta Ricardo. Com elas acontece o contrário: ficam mais sensíveis e atentas. 

Ele só pensa em sexo
Você quer conversar, ver um filme abraçadinha, mas ele... quer partir logo para os finalmente! Será que ele não consegue parar de pensar naquilo? Até é possível, no entanto existem forças colaborando para esse apetite sexual intenso - mais precisamente a testosterona. O hormônio que alimenta a libido também está presente no corpo das mulheres, mas a ala masculina conta com reservas até dez vezes maiores. "Outro ponto é que a mulher já nasce com estoque de óvulos correspondente a toda a sua vida fértil. Os homens, por sua vez, tem total de espermatozoides renovados a cada 32 horas. Ainda que inconscientemente. Isso pode influenciar num comportamento comedido dela e mais impulsivo dele, no que diz respeito à quantidade de relações", diz o psicobiólogo Ricardo Monezi (SP).