Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Relacionamento abusivo

Como as famílias podem apoiar as vítimas de relacionamentos abusivos e tóxicos?

Duda Reis pediu desculpas para os pais lamentando que não os escutou sobre seu namoro com Nego do Borel

Bruna Goularte com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 18/01/2021, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz pediu desculpas para os pais lamentando que não os escutou sobre seu namoro com Nego do Borel - Reprodução/ Instagram
Atriz pediu desculpas para os pais lamentando que não os escutou sobre seu namoro com Nego do Borel - Reprodução/ Instagram

Desde que a atriz e modelo Duda Reis expôs os quase três anos de namoro comNego do Borel, cometários sobre ela ter permanecido na relação, voltado com o cantor e, até mesmo, ter se afastado de sua família apareceram na internet. Os pais de Duda, Simone Barreiros e Luiz Fernando Barreiros não aprovavam o envolvimento publicamente.

Após o término, Duda afirmou ter vivido um relacionamento abusivo. As acusações não ficaram apenas nas suas redes sociais. Ela registrou um boletim de ocorrência contra o ex-noivo na 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), em São Paulo. A atriz o causo de estupro de vulnerável, ameaça, injúria, lesão corporal, violência doméstica e transmissão de HPV (infecção sexualmente transmissível).

Em entrevista ao Fantástico, segundo a atriz, o cantor era extremamente possessivo e, por isso, Reis acabou perdendo o vínculo com os amigos e a família. Nego, porém, também negou a acusação.

Após Duda ter confessado sido agredida por Nego enquanto estiveram juntos, ela pediu perdão publicamente aos familiares e amigos. 

Eu queria vir aqui para pedir perdão para minha família, um perdão público por eu não ter escutado eles. Eu estava cega, em compensação. Os meus pais sempre me amaram muito e tudo foi um ato de amor”, disse chorando.

Simone, mãe da atriz, a desculpou: "Um filho para uma mãe é sempre uma dádiva de Deus! Quero e sempre quis minhas filhas felizes e plenas. O cordão se corta ao nascer, mas a conexão de almas, não! O perdão não é para mim! Se permita 'se perdoar', filha, até porque você acreditou num amor que era puro de forma unilateral. Se perdoe e seja feliz. Te amo até o infinito e além".

A família é um pilar importante após o entendimento da vítima, que passou por um relacionamento abusivo. 

"Fundamentalmente para a construção mais efetiva da constituição da (perdida) autonomia pessoal e da autoestima. Como as relações abusivas e as tóxicas (traição) destroem todo o psiquismo feminino e a família tem um papel essencial no reconstruir dessa vítima, fornecendo elementos para nutrir a esfera psicológica danificada", aponta o psicólogo e escritor Alexander Bez, especialista em Relacionamento.

Duda falou que precisou chegar em um extremo para se dar conta do que viveu e que foi libertador o pedido aos pais ser público: “Eu queria muito pedir perdão e dizer que eu amo muito a minha família. Não se sujeitem a isso. Eu infelizmente precisei chegar num extremo, mas pai, mãe, minha irmã, meus familiares, meus amigos próximos eu peço perdão. É isso que eu queria, é libertador pedir perdão”,

O psicólogo explicou que a percepção da vítima em relação ao apoio dado é fundamental para ela se sentir amada, tocada e amparada. "Podendo fazer um novo “début social” a partir dessa nova etapa de renascimento e liberdade do abusador ou traidor", disse.

A rede de apoio oferecida pela família irá funcionar como um alicerce básico para se sentir segura e confiável ela com ela mesma. Para Alexander, ela também irá compreender de que aquela relação era demasiadamente perigosa e periculosa à todas as suas integridades gerais - física/ sexual/ psicológica, etc.-, como também entender de que essa relação não era saudável e que poderá muito bem viver sem ter um abusador ao lado.

"Com esse apoio familiar esse elo patológico é mais dissolvido, tendo menos sequelas em relação ao ter estado com ele.", finaliza Alexander.