Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Rotina saudável + maternidade

Como manter uma rotina saudável conciliando com a maternidade?

A influenciadora digital Laís Brito contou cinco dicas que podem ser essenciais na rotina de uma mãe

Máxima Digital Publicado em 13/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como manter uma rotina saudável conciliando com a maternidade? - Instagram
Como manter uma rotina saudável conciliando com a maternidade? - Instagram

Quando se fala em maternidade, logo pensamos na entrega que existe. Mas falar da maternidade e da saúde mental e física da mulher vai muito além. Descobrir como lidar com tudo isso é sempre um desafio, uma vez que saúde não é somente sobre a prática de exercícios e a alimentação saudável, mas também sobre se sentir sem culpa e leve quando há uma pressão em acertar o tempo todo com seu filho.

Conseguir equilibrar um tempo para relaxar e praticar o autocuidado, tem uma importância vital em um cotidiano intenso de uma mãe, que precisa dar conta de tudo. Pensando nisso, a influenciadora digital e mãe de dois, Laís Brito, separou cinco dicas que a ajudam a manter uma rotina saudável consigo conciliando com o dia a dia da maternidade.

ROTINA

Laís explicou que um dos primeiros passos para começar a ter um equilíbrio é entender que a rotina é essencial. “Precisamos ressignificar que ter rotina é algo chato. Ela faz bem para toda a família, pois as crianças adoram isso, uma vez que com a previsibilidade elas cooperam muito mais. E para nós mães, conseguimos conciliar tudo da melhor maneira, mesmo que de forma simples, por exemplo, colocando no papel o que devemos fazer durante o dia, com uns horários base para isso, e claro, encaixar ali as coisas que sejam saudáveis e que te façam bem”, disse.

EXERCÍCIO

Incluir no seu dia a dia uma forma de se exercitar é essencial. A influenciadora disse: “Mesmo que por um menor tempo que seja, é preciso inserir qualquer forma de exercício. Caminhar, correr, dançar, pular corda, por exemplo. Mesmo que não consiga sair de casa, hoje em dia existem diversos vídeos no YouTube com aulas de ginástica, que nos ajudam a otimizar um tempo. Além disso, é um momento em que a criança pode se envolver também e você estará movimentando seu corpo.”.

ALIMENTAÇÃO

Para ela, a alimentação é um fator que influencia em todo o mecanismo em uma rotina. “Uma alimentação legal muda a disposição e energia. Acredito que esse seja um fato bem complicado, já que na correria do dia a dia, às vezes comemos qualquer coisa que seja de mais fácil acesso. Então, é ideal ter opções acessíveis mas que sejam saudáveis. Uma dica super valiosa, é escolher um dia na semana para cozinhar e fazer marmitas para congelar. Dessa maneira, não terá a necessidade de ir para o fogão todos os dias e irá facilitar o acesso a uma alimentação saudável. Não digo nem de dieta, mas que seja uma comida com nutrientes”, enfatizou.

AUTOCUIDADO

Laís reforçou que o autocuidado é necessário. “Ser saudável não tem só a ver com alimentação e exercício, mas sim envolve várias esferas. Às vezes, depois que nos tornamos mães, ficamos tão sobrecarregadas e cheias de tarefas com os filhos, que não olhamos para nós mesmas. Então, separar um tempinho para você, nem que seja depois das crianças dormirem, é a chave para conseguir dar conta de tudo. Seja cuidar da pele, ler um livro, tomar um vinho, assistir a um filme ou até mesmo não fazer nada, já muda completamente a forma que você está se sentindo e ajuda a não manter uma exaustão constante.”, falou.

SONO

Por último, mas não menos importante, ter uma rotina de sono ajuda a manter um pilar de equilíbrio entre a rotina cansativa. “O sono é extremamente importante. Tentar não dormir tão tarde e fazer uma higiene do sono, seja com óleos essenciais ou um banho relaxante, é um ótimo jeito de acalmar a mente. No entanto, sabemos que a realidade de muitas mães são com crianças que despertam durante a noite, o que dificulta o processo. Para isso, é muito importante que se tenha uma rede de apoio, para que possa revezar os dias. Por exemplo, em um dia você acorda e no outro o seu parceiro(a). Se não existir esta rede, a melhor maneira é buscar um meio em que você e seu filho possam descansar o máximo que conseguirem. Dormir bem é fundamental”, finalizou Laís.