Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Empreendedorismo

Pernambucana, modelo, mãe solteira e dona do KBFITCLUB: conheça a história da empreendedora Karmel Bortoleti

Antes dos 20 anos, Karmel já fazia parte da turnê da grife Chanel na Ásia; hoje, ela mora nos Estados Unidos e é dona de sua própria marca

Máxima Digital Publicado em 07/11/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karmel Bortoleti conta detalhes sobre sua trajetória como empreendedora e entrega detalhes de novos projetos - Divulgação
Karmel Bortoleti conta detalhes sobre sua trajetória como empreendedora e entrega detalhes de novos projetos - Divulgação

Empresária, modelo de capas de revista, life coach, workout designer, mãe da Renata, do João e do Theo… Essa é Karmel Bortoleti, a dona do KBFITCLUB.

Motivada pelo desejo de empoderar e aumentar a autoestima do máximo de mulheres que consegue alcançar, Karmel já desenvolveu diversos projetos, como uma coleção de roupas, a KB Collection, até o próprio KBFITCLUB, um tapete para fazer exercícios -- principalmente para os membros inferiores -- em casa, sem sair do lugar. E, para 2021, a ideia de criar uma Instituição para profissionalizar mulheres e devolver a independência, principalmente financeira e emocional, a elas também já está tomando forma.

“Sou lifecoach também, além de modelo e empreendedora, então amo incentivar e empoderar a mulher. Acho que as mulheres tinham que se dar mais valor. A gente passa por tanta coisa na nossa vida, tanto profissional, quanto pessoal… Ainda existem mulheres tão submissas… Talvez elas sejam super fortes na profissão, no meio de trabalho, mas quando chegam em casa, acabam submissas ao marido, namorado ou qualquer outra figura masculina. E isso não é bom! É por isso que eu gosto de empoderar a mulher, de mostrar do que ela é capaz, de elevar sua autoestima… Somos muito importantes, porém não nos damos o valor necessário”, pontua.

DESAFIOS E CONQUISTAS

A pernambucana Karmel Bortoleti saiu de sua cidade-natal no Nordeste do Brasil aos 14 anos e foi morar no Japão com sua mãe para trabalhar como modelo. Com menos de 20 anos, ela já ia e vinha para representar a grife Chanel na turnê da Ásia. Não é pouca coisa não, né?

Hoje, ela representa diversas marcas em propagandas de televisão e, agora sua própria: a KBFITCLUB.

E o que é o KBFITCLUB? Basicamente, é um tapete feito para qualquer pessoa conseguir treinar em casa, sem nenhuma complicação e com consciência corporal.

“Ele começou a ser criado em março deste ano. Durante a quarentena, com todos treinando em casa, tive uma ideia. Comecei a desenhar no chão mesmo alguns exercícios físicos que eu fazia com a minha professora, meu personal trainer, ou lembrava das aulas que eu fazia… E como sou workout designer, desenhei vários exercícios focados em membros inferiores que poderiam ser feitos em um mesmo local, sem precisar de muito espaço”, contou ela.

E essa ideia veio de um propósito muito válido! Com um aumento generoso de pessoas treinando em casa, a chance de fazerem um exercício errado, aumentou consideravelmente.

“É muito fácil procurar um treino no YouTube, que te mande fazer certos exercícios, e você fazer tudo errado! É fácil não saber a postura correta, não saber a posição certa do pé, a proporção e a distância que os membros devem ficar… Então eu fui medindo as distâncias para cada exercício, fui testando mulheres de estaturas diferentes para poder saber onde encaixava melhor o pé, a mão, e acabei elaborando esse tapete de exercícios, que é um EXERCISE MAT, tipo um tapete de Yoga, que tem 1,8m x 1m, aproximadamente”.

A proposta é que em 20 minutos, qualquer pessoa consiga fazer um treino COMPLETO com ele, daqueles que o suor escorre pelo corpo sem dó -- até porque o material antiderrapante do qual ele é feito, evita qualquer desconforto durante a atividade -- e tenha a autoestima elevada com os resultados rápidos e eficientes que promovem.

Mas o KBFITCLUB não se trata apenas de autoestima, não. Se é que podemos usar esse termo, “apenas”.

Karmel Bortoleti

PROPÓSITO

A marca da modelo tem um propósito maior, muito maior, segundo ela. “Quero que tudo dê muito certo, porque já estou trabalhando em um projeto de uma instituição de caridade para ajudar a profissionalizar mulheres. Quero dar independência financeira para as mulheres, porque sei o quanto isso é difícil e sei o quanto isso prende a mulher ao homem”, explicou. “Muitas mulheres acabam ficando em relacionamentos abusivos, no qual não estão mais felizes, porque não têm como sair… Elas precisam do parceiro, financeiramente. Muitas mulheres vivem isso. E ter filhos e não ter o apoio da família complica toda a situação”.

A previsão, até o momento, é que em julho de 2021 o sonho de ter essa instituição comece a se tornar realidade!

“Meu foco agora é, realmente, o KBFITCLUB, que está relacionado ao lado fitness, ao bem-estar, e meu foco é a mulher! Ao cuidar do corpo, ela cuidará também da autoestima dela. Paralelamente a isso, quero que o outro projeto, se Deus quiser, esteja em andamento em julho de 2021. Quero ter um local onde eu possa profissionalizar as mulheres, para que elas possam me ajudar e trabalhar no KBFITCLUB. O plano é profissionalizá-las, dar o emprego para elas, e provavelmente, será para o KBFITCLUB mesmo que elas trabalharão. Será tudo interligado”.


EMPREENDEDORA E MÃE

Assim como muitas figuras femininas ao redor do mundo, Karmel Bortoleti é mãe solteira e se divide em muitas para conseguir dar conta de tudo, principalmente porque mora a mais de 6.000 km de distância da família. Mãe-coruja, a empresária que vive em Miami, nos EUA, revela para conseguir lidar com tudo, sempre recebeu o apoio e compreensão dos filhos.

“Ser mãe solteira já é um desafio para qualquer mulher, mas você tem que saber driblar os seus obstáculos. Quando se tem uma meta, você vai dar um jeito de fazer acontecer. Eu tenho a sorte de poder contar com a pessoa que eu chamo de madrinha dos meus filhos, a Maria, que nem posso chamar de babá, que sempre que eu viajo, fica com eles… É uma nanny incrível. É minha segunda mãe aqui! Ela começou sendo babá dos meus filhos, mas hoje eu a tenho como amiga. Conto com ela pra tudo!”, diz, grata pelo suporte que recebe.

Outro suporte, emocional e físico, claro, que Karmel tem é o de seus pais. Duas vezes por ano, em média, eles viajam para os Estados Unidos para matar a saudade da filha e dos netos e, quando isso acontece, é só amor: “Conto muito com meus pais quando eles estão aqui”.

“Mas quando não os tenho, é filho no carro e ‘vambora’. Porque uma coisa que eu aprendi é: muitos pais têm medo quando os filhos nascem e decidem abrir mão da própria vida para viver a vida do filho. Mas não. Os filhos que precisam ser encaixados na rotina dos pais para dar tudo certo. Óbvio que em algumas ocasiões, não tem como. Mas é importante entender esse ponto”, explicou a empresária.

E, para finalizar, Karmel deixou uma mensagem para todas as mães que têm ou já tiveram medo de criar seus filhos sozinhas: “Eu exijo que haja ordem em casa, sou quase uma general, sim. Mas também sou extremamente amorosa com os meus filhos… Passo o dia todo falando que os amo, e dando muitos beijos, e eles também comigo”, e completou: ”Então, meus filhos não tiveram traumas depois do divórcio e não sentiram falta de ninguém mais, porque eu faço questão de me declarar e falar o quanto eles são especiais todos os dias”.

História de garra, não? Nós amamos!

Sucesso, Karmel Bortoleti!