Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Moda / Vestido de noiva

Estilista ensina como reutilizar vestidos de noiva

Estilista de noivas, Juliana Santos, contou como adaptar aquele vestido do dia especial

Máxima Digital Publicado em 03/04/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estilista ensina como reutilizar vestidos de noiva - Instagram
Estilista ensina como reutilizar vestidos de noiva - Instagram

Existe um dilema ao redor dos vestidos de noiva: sempre há aquele questionamento se vale a pena comprar uma peça que só vai ser usada uma vez só, para depois ser colocada de vitrine dentro do armário, até, talvez, a próxima geração.

Apesar do aluguel ser mais confortável para o bolso da maioria das mulheres, adquirir o traje para si é muito mais vantajoso.

Juliana Santos, estilista de noivas, explicou que existem diversas formas de reutilizar a peça de roupa especial.

"Têm noivas, por exemplo, que aproveitam o material do vestido para criar outros a partir disso e usar em ocasiões especiais como aniversário de casamento, ensaio de gestante. Inclusive, tive uma cliente que fez isso! Tem noivas que guardam para todo ano fazer uma foto, ou dentro do vestido, ou ao lado, para mostrar a evolução do casal. Tem noivas que guardam para as filhas. É uma questão mais sentimental, afinal, não é um vestido qualquer, é um vestido de noiva", contou.

Para a estilista, as oportunidades são infinitas. Com criatividade, é possível customizar qualquer coisa, até mesmo um vestido com tanta memória afetiva. Ela contou sobre o caso de uma de suas clientes que casou em 2015 e que ela reutilizou o vestido ainda duas vezes.

"Ela trouxe o vestido, tiramos toda a saia do vestido e a partir das rendas e dos tecidos da saia, a gente aumentou, criou outro corpinho e fizemos essa camisola gestante para ela. Ela utilizou a mesma peça no cabelo, que usou no casamento, assim como o mesmo brinco, criando uma história familiar. E agora, recentemente, foi o batizado da Luna, filha dela, e, mais uma vez, utilizamos o restante da renda, no vestido da pequena, só coloquei alguns detalhes coloridos, apenas para trazer uma identidade mais infantil", explicou.

Se a preocupação é usar algo que não corresponde mais ao que faz sucesso nos dias de hoje, Ju diz que o termo-chave é estilo pessoal. A partir da moda upcycling (quando criamos uma nova roupa a partir de uma já existente), é capaz de chegar em resultados que agradem todos os gostos.

"Já tive noivas que me procuraram para adaptar o vestido da mãe, que casou na década de 70/80 para o estilo pessoal dela. Então se os tecidos forem de qualidade ou bem guardado é super possível ser adaptado de diversas formas no futuro.", disse.

Formas de reutilizar o tecido/vestido

Para facilitar a vida daqueles que ainda estão preocupados com a reutilização do vestido, Juliana Santos apresentou quatro novos jeitos de reutilizar o vestido e até mesmo usá-lo em outros momentos especiais: ensaio gestante, comemoração de bodas, guardar para os filhos e até mesmo criar uma peça do zero.

"Tive uma noiva que fez uma jaqueta, pegou o tecido do forro, fez a base do vestido e as rendas, ela aplicou fazendo os detalhes do punho e da gola, para usar nos aniversários de casamento", finalizou.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!