Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / BBB21

BBB21: Nego Di zomba da etnia de Gilberto: “Ele é sujinho”; Mãe e equipe do economista se pronunciam

O humorista e Karol Conká invalidaram a cor de Gil e humilharam o brother o comparando com um neandertal

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 05/02/2021, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nego Di e companhia debocharam da negritude de Gilberto - Reprodução/Globoplay
Nego Di e companhia debocharam da negritude de Gilberto - Reprodução/Globoplay

Na manhã desta sexta-feira, 5, Nego Divoltou a causar revolta nos fãs do ‘Big Brother Brasil 21’

Em uma conversa com Karol Conká, os dois debocharam da etnia de Gilberto, afirmando que ele não era negro. O comediante lembrou que o Doutorando em Economia se autodeclarou negro em uma festa e disse não concordar. 

“Deu vontade de levantar e ir embora”, afirmou ele.  “Eu nem quis discutir, porque eu tinha mais o que fazer, me divertir”, respondeu a cantora. 

Conká, então, apontou que o pernambucano seria “igual o Projota”, porém Nego Di discordou: “Não, ele é mais claro”.

“Não, pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou”, opinou. “Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”, continuou o humorista. 

Em seguida, Gil virou motivo de chacota na conversa. “Se esfregar de esponja com aquelas buchas que a gente toma banho… Se esfregar bem, fazer um acabamento naquele cabelo dele, passar um gel…”, declarou Di. 

Jacira Santana, mãe de Gilberto, mostrou sua indignação ao comentar sobre o diálogo em seu Instagram. “Infelizmente, hoje eu tive o desprazer de assistir alguns participantes do ‘BBB 21’ hostilizando meu filho Gilberto. Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante. Ele tem orgulho de sua cor e raça. Nunca esqueceu suas origens. Um rapaz com a cabeça sensata. Pensa com o coração e não tem maldade, mas aprendeu a identificar a maldade de alguns participantes do reality”, lamentou ela. 

“Todavia é muito homem para enfrentar as cobras peçonhentas. Acordou para o jogo e sabe muito bem quem são boas pessoas lá dentro. Respeita o ser como deve ser respeitado. Gilberto é meu orgulho de coração puro e por ser um grande pensador”, finalizou. 

A assessoria do economista também se pronunciou a respeito do episódio. Por meio do perfil do participante, eles emitiram uma nota de repúdio. Confira abaixo. 

“Segundo o IBGE, a população autodeclarada negra e parda do Brasil somam mais de 56%. Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. 

Nesta madrugada, tivemos a infelicidade de assistir participantes invalidando sua cor (achando que eles são os detentores do poder de dizer quem é negro ou não), o chamando de  "sujinho", de "neandertal", falando que ele deveria ser esfregar com uma bucha e dar um "jeito" no cabelo. Contestando se alguém teria dito para ele "cara, tu é preto' e ele acreditou". Tivemos que ouvir a invalidade da autodeclaração "quero que vocês enxergam em mim que eu sou ruiva eu sou verde", debochando e anulando toda uma luta a respeito da aceitação do negro, seja qual for o tom de pele negra.

Sabemos que a construção do que é ser negro no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém. É triste que a gente tenha que ouvir esse tipo de conversa. É duro de assistir e duro de engolir. Mas acreditamos que possamos refletir a partir dela sobre pautas ainda tão pouco discutidas e muito importantes para união e o fortalecimento da população negra brasileira. 

Pela movimentação do jogo, Gil agora será o novo alvo e já conseguimos sentir o tom que isso irá levar, seja invalidando sua cor ousada de características de personalidade linda brilhante e gritante do Gil para isso. 

Estamos aqui fora por ele e não deixaremos que nenhum tipo de racismo e homofobia passe impune. 

Gilberto representa uma parcela importante e significativa da sociedade e merece respeito por tudo que ele é e representa. 

Equipe Gilberto Nogueira.”.