Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Receitas / ALTA GASTRONOMIA

Para sair da rotina no feriadão! Aprenda a preparar um brunch de comer rezando com o chef Giovanni Renê

O renomado cozinheiro ensinou como fazer um brunch à lá 'breakfast' com direito a picles de cebola roxa, atum cru e drinks

Juliana Gardesani com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 06/09/2020, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O chef Giovanni Renê ensina como preparar um café da manhã 'estrangeiro' - Mario Rodrigues
O chef Giovanni Renê ensina como preparar um café da manhã 'estrangeiro' - Mario Rodrigues

Quem nunca assistiu aos filmes ingleses que contém cenas de café da manhã com mesas fartas, cheias de pães, bolos, frios, ovos feitos de diversas maneiras, sucos, champagnes e drinks diferenciados?

Pois bem, agora, o que você via apenas em longas, séries e novelas pode acontecer bem na sala da sua casa. Isso mesmo! Que tal aproveitar o feriado de 7 de setembro de uma maneira 'gringa'?

Nós, da Máxima Digital, vamos compartilhar duas receitas que compõem um bom e sofisticado brunch feito pelo chef Giovanni Renê, que trabalhou por um ano anos com a refeição na Irlanda e na França.

Mas antes, você sabe qual é a diferença entre 'café da manhã' e 'brunch'?

O café da manhã - famoso breakfast - deve ser rápido e informal. As comidas podem ser dispostas tanto no centro da mesa – como fazemos no dia a dia e quando recebemos poucas pessoas da família – ou em um aparador, o que dá mais liberdade para os presentes se servirem sem interferir na conversa. 

Já o brunch, costuma começar do meio para o final da manhã e se estende enquanto durar a animação dos convidados. Sua característica é justamente, não ter hora para terminar. A história conta que ele foi criado na Inglaterra, no final do século 19, para atender a festeiros que passavam a noite se divertindo e acordavam tarde no dia seguinte. Por isso, o brunch é tradicionalmente servido aos domingos e feriados.

Abaixo, está a mesa de brunch preparada por Giovanni:

Pão de fermentação natural com malte; Bloodmary do chef; Picles de cebola roxa; Atum cru marinado; Mortadela do italiana; Ovo caipira; Blend de café na Hario e taça de espumante.

O chef Giovanni Renê ensina como preparar um bom brunch
Mario Rodrigues

Vale ressaltar que, a partir do ano que vem, o profissional da alta gastronomia irá realizar, aos domingos, brunchs em uma das casas que comandará em São Paulo. A novidade conta a promessa da cozinha show, ou seja, o próprio cozinheiro servirá os clientes com um blend (mistura de porções) exclusivo de suas criações e irá interagir com todos. 

RECEITAS DO CHEF

Renê separou dois elementos essenciais para um brunch impecável:

Picles de cebola roxa

1kg de cebola roxa em Julliene;
500ML de vinagre;
900 ML de agua;
100g de sal;
50g de açucar.

PREPARO

Corte a cebola em tiras fininhas.
Misture a agua, o vinagre, o sal e o açucar, em seguida, leve ao fogo até ferver. Depois, despeje tudo na cebola cortada. Reserve o feito em um pote fechado por no mínimo, 4 dias antes de servir.

Café Minelis - Blend do chef

O café usado nesta receita é feito em uma fazenda pequena, de uma família amiga de Giovanni, localizada no Cerrado, em Brasília. Claro que, em sua casa, você pode utilizar o grão que preferir. 

20g de café;

250ml de água;

PREPARO

Moa o café na moagem média- grossa, como se fosse sal marinha. Ferva os 150ML de água mais o suficiente pra escaldar o filtro e a cafeteira. Monte o filtro de papel na cafeteira e escalde para eliminar todos os resíduos do preparo. Adicione o café moído, coloque a água e realize movimentos circulares de 1/3 em 1/3.

Para que seu brunch fique completo, cozinhe um ovo a seu gosto, fatie pães, sirva uma tábua de frios e se quiser ousar, fatie atum cru marinado. Claro que uns bons drinks, uma taça gelada de champagne ou espumante será muito bem-vinda! Monte a mesa de forma estrangeira e elegante.

Sinta-se em Londres, Paris, ou onde sua imaginação te levar!

Bom apetite!

Ver essa foto no Instagram

Benny and bloodmary, pra brindar o ultimo domingo em sp dessa temporada! Domingar é uma arte bebê! Só amor!

Uma publicação compartilhada por Giovanni Renê Carvalho (@giovannirene) em