Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cinco dicas para manter os cuidados com a pele negra

A Dra. Carla Nascimento ensinou como deixar sua cútis e corpo mais bonitos

Máxima Digital Publicado em 15/08/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cinco dicas para manter os cuidados com a pele negra - Instagram/@riziacerqueira
Cinco dicas para manter os cuidados com a pele negra - Instagram/@riziacerqueira

A pele negra, assim como todo tipo de pele, tem características peculiares com impacto considerável nos cuidados diários e na realização de tratamentos cosméticos.

Com maior produção de colágeno e elastina, a partir dos fibroblastos, a pele negra é mais firme e resistente.

"Retarda, assim, o aparecimento de rugas, flacidez e até mesmo da celulite, aqui falando da parte corporal, claro", pontuou Carla Nascimento, pós-graduada em Medicina Estética e Dermatologia.

Outra característica marcante, segundo a médica, é a grande produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

"Ela diminui a propensão ao câncer, pois funciona como um protetor solar natural, minimizando os efeitos deletérios da radiação UV, assim como o fotoenvelhecimento", observou.

Dra. Carla advertiu, no entanto, que mesmo sendo mais resistente à exposição solar que outros tipos de pele, é preciso usar protetor, até em dias nublados ou em ambientes fechados, preferencialmente com cor.

"Ele também protege a pele dos danos que podem ser causados pela luz visível, ou seja, proveniente de lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores", disse.

Já a oleosidade própria da pele requer maior atenção. “Também possui tendência à oleosidade pela produção exacerbada das glândulas sebáceas e, em consequência, o desenvolvimento de acne. A foliculite também é mais frequente. Juntamente com tais lesões vêm as manchas. Tendência que acompanha a pele negra”, pontuou.

Para a médica, valorizar os traços característicos é o segredo de beleza para qualquer pele. Em específico para a pele negra, a especialista em Medicina Estética deu cinco dicas práticas para o dia a dia.

1. Higienização: faça a higienização da pele duas vezes ao dia, usando sabonete líquido com ativos adstringentes, para controlar a oleosidade.

2. Hidratação: dispensado por muitos em virtude da oleosidade é a parte importante no cuidado diário. Produtos livres de óleo e, com efeito matificante, deixam a pele saudável com aspecto viçoso.

3. Vitaminas: aposta certa para prevenção de manchas e com ação antioxidante. Deve ser utilizada diariamente.

4. Protetor solar: a proteção natural não é suficiente para prevenir os danos causados pelo fotoenvelhecimento. Deve ser usado todos os dias, inclusive dentro de casa. Também evita a formação de manchas e do câncer de pele.

5. Peeling e laser: são, sim, tratamentos possíveis e com ótimos resultados, desde que realizados por profissionais qualificados e especializados em pele negra.