Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Lábios Ressecados

Lábios ressecados no frio? Dermatologista dá dicas de como cuidar do problema

Dra. Fernanda Nichelle ensinou alguns cuidados para a saúde labial

Gabriele Salyna Publicado em 28/05/2021, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dermatologista dá dicas de como cuidar dos lábios ressecados no frio - Instagram
Dermatologista dá dicas de como cuidar dos lábios ressecados no frio - Instagram

Nas estações mais frias, muitos lábios sofrem e tendem a ficar ressecados. Os pequenos machucadinhos podem chegar a sangrar e incomodam bastante, 

Para tratar essa questão, a Dra. Fernanda Nichelle, dermatologista, separou alguns cuidados que devemos ter com a saúde labial. 

A médica explicou o que causa esse ressecamento. "O clima seco e frio fragiliza muito a pele que reveste os lábios. No entanto, um dos maiores vilões dos lábios ressecados é a própria saliva. A saliva tem um pH muito ácido e alguns pacientes que a saliva ainda mais alterada, por refluxo gastroesofágico, por exemplo. O ato de passar a língua nos lábios, coloca a saliva em contato continuo com esta pele, causando rachaduras e muitas vezes até mesmo feridas nos lábios.", disse a dermatologista. 

"O clima seco e frio fragiliza muito a pele que reveste os lábios. No entanto, um dos maiores vilões dos lábios ressecados é a própria saliva. A saliva tem um pH muito ácido e alguns pacientes que a saliva ainda mais alterada, por refluxo gastroesofágico, por exemplo. O ato de passar a língua nos lábios, coloca a saliva em contato continuo com esta pele, causando rachaduras e muitas vezes até mesmo feridas nos lábios.", continuou.

A Dra. ensinou como deixar os lábios hidratados nesse período: "O uso de produtos específicos como hidratantes e até mesmo a vaselina sólida específica para a pele podem ajudar a proteger e tratar a pele dos lábios."

Dra. Fernanda ensinou como cuidar da saúde labial: "Evitar passar a língua nos lábios e manter eles o maior tempo possível hidratados, desta forma, fazemos uma espécie de barreira de proteção desta pela."

Batom e gloss: ajudam nos cuidados: "Depende dos ativos que estiverem nestes produtos. Se tiverem ativos hidratantes, podem, sim, ser úteis.", disse a dermatologista.