Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Bichectomia

Você sabe o que é bichectomia? Dra. Juliana Vinciarelli tira dúvidas sobre o procedimento

A especialista em Harmonização Orofacial falou sobre o procedimento

Máxima Digital Publicado em 10/08/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabe o que é bichectomia? - Freepik
Você sabe o que é bichectomia? - Freepik

Nos procedimentos estéticos, a bichectomia tem uma grande destaque na vontade dos pacientes em realizar esse tipo de intervenção. 

Você sabe o que ela é? Como funciona? A Dra. Juliana Vinciarelli, especialista em Harmonização Orofacial, explicou detalhes do que é essa cirurgia, como funciona, quem pode realizar e mais. 

"Trata-se de uma cirurgia que consististe na remoção parcial da bola de Bichat com objetivo de afinamento do rosto e redução das bochechas ou de remoção devido a fins funcionais, em casos nos quais o paciente morde involuntariamente a parte interna da bochecha, provocando aftas e machucados na região.", explicou.

Dra. Juliana deu mais detalhes: "A bola de bichat é uma gordura localizada região das bochechas entre 2 músculos, sua função ainda é pouco conhecida, mas acredita-se que ela auxilia na sucção durante o período de amamentação e na fase adulta praticamente não tem função fisiológica.".

"Mesmo sendo um tecido gorduroso, o seu volume praticamente não varia com alteração de peso, por isso mesmo se estiver dentro de um peso ideal o indivíduo pode apresentar o rosto arrendando e volumoso.", continuou a especialista.

Ela contou como funciona essa cirurgia: "A cirurgia é realizada com uso de anestésico local, após a anestesiada se faz uma pequena incisão (1cm) por dentro da bochecha, o tecido então é retirado com uma pinça e em seguida se faz uma sutura.".

Dra. Juliana disse que a quantidade retirada varia de acordo com cada caso: "A quantidade retirada varia de paciente para paciente, mas, em geral, podemos encontrar uma média de 3ml de cada lado.".

Sobre os resultados, a especialista explicou que ele pode ser visto após três meses: "Embora alguns casos já podemos observar alguma mudança imediatamente, o resultado efetivo vai ocorrer após três meses, onde se nota um afinamento da face com projeção maior da região das maçãs do rosto, delineamento e contorno da região mandibular.".

A bichectomia envelhece? A especialista explicou: "A bola de Bichat não é uma gordura estrutural ou de sustentação, diferentemente dos outros compartimentos de gorduras encontrados na face, cuja sua reabsorção ou perda causam um envelhecimento prematuro, portanto sua retirada não vai acelerar o processo de envelhecimento.".

"A bichectomia não é para todas as faces, é necessária uma avaliação criteriosa para verificar se a face tem indicação do procedimento, pois se trata de uma cirurgia irreversível onde não existe a possibilidade de recolocar a bola de Bichat. Portanto, rostos muito magros, pacientes muito jovens e pacientes com comprometimentos sistêmicos não devem se submeter ao procedimento.", alertou.

"Procure um profissional capacitado, quanto maior a formação profissional, mais eficaz será o tratamento em caso de um efeito adverso.", finalizou.