Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento » Adeus frustrações de 2020, olá conquistas de 2021!

Seja sua melhor versão! Psicóloga dá 11 dicas para quem quer sair do padrão mental da frustração que a pandemia deixou

"Evite autoavaliações muito críticas por não ter atingido algum objetivo proposto" é uma das orientações de Marilene Kehdi, psicóloga, especialista em atendimento clínico

Máxima Digital Publicado em 16/01/2021, às 12h00 - Atualizado às 17h00

Psicóloga dá 11 dicas para quem quer sair do padrão mental da frustração que a pandemia deixou
Psicóloga dá 11 dicas para quem quer sair do padrão mental da frustração que a pandemia deixou - Freepik

A pandemia e todas suas consequências, incluindo as medidas impostas para reduzir o risco de transmissão, impactaram fortemente o estado psicológico das pessoas e provocaram um desgaste emocional acentuado nos indivíduos mais suscetíveis.

Muitas pessoas desenvolveram algum tipo de transtorno mental, como a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), alguns tipos de fobia, a depressão, entre outros.

Aqueles que já tinham um quadro de transtorno mental preexistente viram os sintomas se acentuarem.

Algumas pessoas sofrem com a síndrome de final de ano (também conhecida como depressão de final de ano), que se caracteriza por um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem a pessoa neste período do ano, e que quando são intensos e persistentes necessitam de tratamento.

E por que falar sobre isso agora?

Janeiro já está na metade e muitas pessoas ainda não superaram as frustações de 2020. Que tal contar com a ajuda de um profissional para conseguir seguir em frente?

"É preciso criar estratégias para combater a depressão e manter a saúde mental", garante Marilene Kehdi, psicóloga, especialista em atendimento clínico. 

Entre as dicas da especialista, estão:

1) Desabafar com alguém da sua confiança ajuda a amenizar a tristeza e o sofrimento.

2) Praticar o autoconhecimento é fundamental. Busque ajuda especializada de um psicólogo para ajudá-lo neste processo.

3) Fazer atividade física, pelo menos 30 minutos por dia, com orientação de um profissional da área.

4) Organizar a  rotina pessoal e profissional.

5) Não ficar nas redes sociais até altas horas da noite. O sono reparador é preponderante na manutenção da saúde física e mental.

6) Se você está sentindo falta de alguns amigos e familiares, interaja com eles através de videoconferência. Devido ao alto risco de contágio, ainda não é possível se reunir presencialmente com todos eles.

7) Tenha em mente que todas as medidas para evitar o contágio são válidas.

8) Evite autoavaliações muito críticas por não ter atingido algum objetivo proposto e muito desejado, respeite seus limites e entenda vivemos e estamos vivendo anos atípicos e o que cada um conseguiu realizar já se configura como uma vitória. Transfira suas metas e prioridades para 2021 ou até mesmo 2022. Por que não?

9) Sonhos se tornam realidade quando se acredita que é possível realizá-los. Diariamente, alimente a esperança e o otimismo.

10) Quando surgirem pensamentos pessimistas, desvie o foco deles. Não permita que controlem sua mente, minimize sua importância.

11) Lembre-se que toda experiência, por mais difícil que seja, encerra um aprendizado que, ao longo da vida, poderá ser útil para você.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI