Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Guia da argila por Roseli Siqueira

A esteticista revelou tudo o que você precisa saber sobre o produto, desde onde comprar, como usar e quais as diferenças entre elas

Máxima Digital Publicado em 19/04/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guia da argila por Roseli Siqueira - Freepik
Guia da argila por Roseli Siqueira - Freepik

É de conhecimento geral que a argila é uma grande aliada da saúde da pele, mas você sabe a diferença entre elas? Branca, vermelha, verde, preta, rosa, cinza, roxa, marrom e dourada, ufa, são muitas cores e benefícios. E eu, como de costume, não deixarei você na mão, elaborei um guia com tudo o que você precisa saber sobre essa maravilha do skincare; vem ver.

Afinal, o que é argila e para que ela serve?

Trata-se de um mineral de rochas sedimentares, que passam por uma série de processos físicos e químicos, que modificam sua textura, criando assim a argila em pó. Outro fato interessante é que a argila é um dos tratamentos médicos/estéticos mais antigos da humanidade, sendo muito popular entre os povos do Egito antigo.

Apesar de ter diversas utilidades, a utilização da argila é mais popular no campo estético, pois as suas variações promovem a hidratação e assepsia da pele, auxilia no retardamento do envelhecimento precoce, estimulam a produção de colágeno e também ajudam a tratar diversos tipos de manchas.

Como usar?

Existem dois tipos de argilas disponíveis no mercado, as que já estão prontas para o uso e as que precisam ser preparadas. No segundo caso, é preciso adicionar água filtrada ou soro ao pó e mexer com uma colher de cerâmica/madeira ou pincel (não use materiais plásticos ou de metal, pois eles podem contaminar a argila com resíduos), e mexer bem até formar uma pastinha cremosa.

A argila deve ser aplicada no rosto limpo, seco ou úmido e deve agir por 10 minutos, no máximo 15. É importante ressaltar que ela não pode secar no rosto, pois quando isso acontece, ela acaba retirando a umidade da pele, deixando-a ressecada.

++ Detox pós-Páscoa: Roseli Siqueira dá dicas de como equilibrar a saúde da pele

Onde comprar?

Esse é um assunto muito importante, pois para se obter os benefícios da argila é imprescindível que ela seja 100% natural. Algumas marcas utilizam conservantes e outros produtos químicos para alterar o cheiro e a consistência da argila e esse processo acaba tendo efeito rebote e prejudicando a saúde da cútis. Portanto, adquira estes produtos apenas em lojas de cosméticos naturais.

Tipos de argila e indicações

Branca: tem ação clareadora de manchas, calmante e hidratante. Indicada para peles sensíveis e ressecadas.

Vermelha: é um excelente regenerador e antioxidante. Pode ser usada por todos os tipos de pele.

Verde: Perfeita para peles oleosas e acneicas, pois possui propriedades anti-adstringentes, secativas e tonificantes.

Preta: Alivia linhas de expressão e previne o envelhecimento precoce. É benéfica para todos os tipos de pele, principalmente as mais maduras.

Rosa: Ameniza linhas de expressão e cicatrizes. Indicada para peles maduras e com cicatrizes.

Cinza: Tem ação esfoliante, auxilia na remoção de impurezas e na renovação da pele. É interessante para quem tem pele oleosa, mas deve ser usada com cautela para não causar ressecamento.

Roxa: Pode ser usada por todos os tipos de pele, pois é rica em magnésio, mineral que atua diretamente na produção de colágeno, diminuindo a ação do envelhecimento precoce, da flacidez e também auxilia na melhora da elasticidade e firmeza da pele.

Marrom: Pode ser usada tanto no couro cabeludo, quanto na pele, pois possui um efeito detox, que reequilibra o ph dessas duas regiões, reduzindo a oleosidade excessiva.

Dourada: É rica em silício, titânio e potássio, sendo uma excelente opção para dar um up no visual, pois promove a hidratação, viço e brilho da pele.

++ Skin icing: Roseli Siqueira revela quais são as vantagens de aderir à técnica

Nesse vídeo explico quais são os benefícios das máscaras para pele, principalmente as que levam argila em sua composição:

BBB23: Quem você quer eliminar no Paredão?

  • Larissa
  • Ricardo Alface

Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!