Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Especial Inverno: Como cuidar dos seus cabelos

Roseli Siqueira traz dicas valiosas e até receitinhas naturais para você cuidar dos fios

Roseli Siqueira Publicado em 19/07/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especial Inverno: Como cuidar dos seus cabelos - Freepik
Especial Inverno: Como cuidar dos seus cabelos - Freepik

Frio, água quente, ferramentas de calor… Chega um momento nessa temporada que os cabelos podem ficar ressecados, desbotados e com dermatite seborreica. Mas trouxe alguns segredinhos para você driblar esses problemas e ter madeixas saudáveis.

Evite a água quente

Eu sei que nem sempre é possível, então tente lavar brevemente os cabelos com a água quente e, no finalzinho do banho, diminua um pouco a temperatura para que o último enxágue seja com uma água morna. Invista em produtos sem sulfato e biodegradáveis, com óleos - eu adoro o de coco e de baobá -, que ajudam a limpar, a nutrir, a minimizar o frizz e a repor nutrientes perdidos.

++ 4 cuidados essenciais para a sua pele no inverno

Hidratação

Eu sei que você já deve ter as suas máscaras capilares queridinhas. Mas trago uma nova sugestão: que tal usar aquela máscara facial no comprimento e pontas? Atenção: só não pode usar aquelas máscaras que grudam ou são difíceis de tirar. A ideia é investir naquelas em que a textura é mais cremosa. Procure por ativos como a prata, abóbora (que ajuda a reter água nos fios) e framboesa (cria uma barreira protetora nas madeixas). Atenção: nada de passar no couro cabeludo.

Finalização

Saiu do banho, nada de esfregar a toalha nos cabelos, isso só vai aumentar o frizz e pode induzir a quebra. Seque delicadamente. Se for possível, não use secador. Caso precise, aplique um óleo 100% natural antes da secagem, que funciona como proteção térmica. Não exagere, pois eles podem ficar ensebados.

Em casa

Você ainda pode testar algumas dicas que trago, abaixo, usando alimentos assim que observar que o seu cabelo está tendo problema. Pode incluir até duas vezes na semana. Agora, quando perceber que as madeixas estão saudáveis e brilhantes, pode descontinuar o uso, combinado?

Alertas

  • Produtos naturais também podem causar irritação. Sentiu desconforto, pare.
  • Não exagere na quantidade.
  • Não faça misturas por conta própria. Por exemplo, o hibisco não pode ser aplicado no cabelo, principalmente nos loiros e brancos, pois tende a manchar, assim como a cúrcuma.

Vinagre de maçã = minimiza a caspa

Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma colher de sopa de chá de camomila e aplique no couro cabeludo. Aguarde meia hora e lave.

Chá de hortelã = estimula a circulação

Faça o chá e espere amornar. Com as pontas dos dedos aplique no couro cabeludo, fazendo movimentos leves e circulares. Isso vai ajudar a estimular a circulação e minimizar também a caspa. Aguarde 15 minutos e enxágue.

Abacate = potencializar a hidratação

O abacate é muito nutritivo. Misture uma colher de sopa do óleo 100 % natural com a mesma medida de abacate. Aplique nos fios, coloque uma toalha quente por cima e deixe agir por alguns minutos. Enxágue.

Abacate + mel = nutrição e brilho

O mel é fonte de oligoelementos e ajuda na regeneração. Amasse meia colher de sopa de abacate com uma colher de chá de mel. Aplique no comprimento e pontas. Deixe por 15 minutos e enxágue.

++ Como os produtos naturais previnem o envelhecimento do rosto?


Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Carolina Ferraz. A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.