Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Viagem / Férias

7 itens para conferir no seu carro antes de pegar a estrada

Viajar com tudo ok diminui as chances de contratempos e acidentes

Máxima Digital Publicado em 24/12/2017, às 08h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Este checklist garante uma viagem mais tranquila - iStock
Este checklist garante uma viagem mais tranquila - iStock

O ano está acabando e agora o que todo mundo quer é aproveitar as férias, ou, pelo menos, as festas de fim de ano num lugar bem gostoso. Mas não pense que é só fazer as malas e encher o tanque do carro. Para evitar situações de perigo na estrada é importante verificar alguns itens de segurança para ter certeza de que o veículo está em condições de pegar a estrada. Ah, e não deixe tudo para última hora: se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro. Veja a seguir ao que você deve ficar atenta:

1 - Pneus
É preciso verificar o estado de conservação dos pneus, incluindo o estepe. Além disso, todos eles devem estar calibrados de acordo com o manual do veículo. Confira também se as ferramentas para a troca de pneu e o triângulo de sinalização estão no carro.

2-Freios
Devem ser checados sempre o nível de fluído dos freios e vazamentos. Se perceber ruídos, perda de efetividade e dificuldade de resposta do pedal, peça uma revisão detalhada.

3- Água e óleo
O nível da água no radiador, assim como o do óleo do motor precisam ser revisados. A troca do óleo e do filtro devem ser feitas de acordo com as recomendações do fabricante do carro.

4- Sistema elétrico
É fundamental fazer uma avaliação em toda parte elétrica do carro: bateria, motor de partida, no alternador, lâmpadas e fusíveis.

5-Velas e cabos
Alguns fabricantes orientam que as velas sejam examinadas a cada 10 mil km e é importante fazer a troca dos cabos a cada 50 mil km. Qualquer falha nesse sistema pode causar degradação e comprometer a utilidade de outros componentes do veículo.

6- Limpador de para-brisa
Cheque as lâminas, as borrachas e o reservatório de água do para-brisa. Se chover, você precisará desses itens em pleno funcionamento para facilitar a visibilidade. Em condições adversas, lembre-se de aumentar a distância do veículo da frente e evitar ultrapassagens, principalmente em estradas de pista simples. Em situações como essas o número de acidentes aumenta 30%. 

7-  Farol e lanternas
Faça testes no sistema de iluminação do carro. Dirigir as lâmpadas queimadas é infração média. Além de quatro pontos na carteira, há multa de R$ 130,16. Já farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor gera multa grave, ou seja, 5 pontos na carteira e desembolso de R$ 195,23.

Fonte: Laur Diuri, diretor de Sinistros da Allianz Seguros