Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Posso passar óleo no rosto? Roseli Siqueira aborda os mitos e verdades

A substância pode trazer benefícios ainda para o corpo e os cabelos; entenda

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 16/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Posso passar óleo no rosto? Roseli Siqueira aborda os mitos e verdades - Freepik
Posso passar óleo no rosto? Roseli Siqueira aborda os mitos e verdades - Freepik

Sempre recebo mensagens de pessoas que querem usar óleo na pele, mas apresentam inúmeras dúvidas. Se você é uma delas, leia até o final, que vou explicar tudo o que você precisa saber.

É verdade que o óleo traz diversos benefícios, como a renovação, o fortalecimento, a nutrição e a hidratação. Além disso, ele também pode ser utilizado com outras finalidades e se fazer ainda mais presente na sua rotina de skin care. Mas o primeiro passo é investir em um óleo 100% natural. E como você descobre se o produto que você está comprando é ou não natural? Precisa ler o rótulo. Descarte as versões sintéticas e minerais, que são à base de petrolatos e vão comprometer a saúde da derme, causando intoxicações, ressecamentos e queimaduras. Geralmente indico produtos à base de sementes de abóbora, de girassol e de coco.

++ Roseli Siqueira ensina como cuidar da pele das crianças em casa

Serve para hidratar a pele oleosa?

Sim. O óleo pode ser usado em todos os tipos de pele. Minha dica é aplicar o produto com o rosto limpo, fazer massagem e deixar por 10 minutos. Depois, na pele oleosa, o ideal é passar uma máscara secativa (você pode misturar uma colher de sopa de fubá com 1 colher de chá de água) manter por 5 minutos e enxaguar. Repita uma vez por semana. Agora, se você tem acne, deve evitar a substância até resolver essa condição, pois o óleo pode sim estimular o problema.

Aqui ensino algumas massagens: Massagem facial com efeito lifting? Roseli Siqueira ensina

Durante o banho ou após o banho?

O mesmo óleo que você usa para o rosto pode ser aplicado no corpo. Use algumas gotas durante o banho, massageie delicadamente com uma bucha vegetal e enxágue. Outra dica é sair do banho e espalhar algumas gotas com o corpo úmido - e não molhado. Seque pressionando levemente a toalha. Durante o banho, os poros estão abertos e a pele consegue absorver melhor o produto.

Pré-lavagem e remoção da maquiagem

Uma forma muito prática e interessante de se utilizar os óleos é na hora de remover as impurezas, pois assim é muito fácil dissolver resíduos de poluição e de cosméticos, sem sofrer com ressecamento e irritações, que são comuns em pessoas que utilizam demaquilantes à base de álcool. Basta colocar algumas gotas do produto nas mãos e espalhar pelo rosto, depois aplicar um pouco de água e massagear. Remova os resíduos com auxílio de um disco de algodão ou uma toalhinha macia. Enxágue o rosto.

++ Vitiligo, melasma e rosácea: Roseli Siqueira ensina como deve ser feita a rotina de skincare para quem sofre com essas condições

Antes da maquiagem

Para criar uma barreira protetora e ajudar a dar aquele brilho extra na pele, vale espalhar algumas gotinhas antes da make - pode ser com as pontas dos dedos ou com uma esponja macia. Aguarde alguns minutos antes de começar a se pintar.

Óleo no couro cabeludo: sim ou não?

Sim! O uso de óleos no couro cabeludo vai ajudar na desintoxicação e no equilíbrio, suavizar caspas e dermatites. Inclusive, na Índia, existe um tratamento milenar chamado de shirodhara, com óleo morno na região do couro cabeludo. Já no comprimento e pontas, ajuda a nutrir, hidratar e diminuir o frizz. Para umectar, você pode aplicar o produto e deixar agir por 5 minutos, depois é só lavar como de costume. Outra dica é usar como finalizador, nas pontinhas.

Bronzeador

Para se expor ao sol e evitar que a pele fique seca e fragilizada, é importante estar com a derme bastante umectada com o óleo. Lembre-se de ficar no sol por, no máximo, meia hora. Pode reaplicar o produto após a exposição.

Nesse vídeo trago mais dicas de como se expor ao sol:

++ Limpeza de pele em casa vale a pena? Roseli Siqueira explica

BBB22: Sobre a Prova do Líder, você prefere que seja:

  • Um Líder
  • Um Líder e um Imune

Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br