Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Truque de mestre

Conheça as plataformas on-line que facilitam o preenchimento de documentos jurídicos

Contrato de aluguel, petições, união estável...

Máxima Digital Publicado em 09/03/2019, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Plataformas para preenchimento de documento on-line - GETTY IMAGES
Plataformas para preenchimento de documento on-line - GETTY IMAGES

Contratar um advogado é uma despesa cara... Mas você sabia que alguns documentos podem ser feitos por você? Basta encontrar o modelo certo e preencher os dados em branco!

Alguns sites na internet fornecem esse rascunho, gratuitamente ou cobrando um valor bem abaixo do mercado, como é o caso da Wonder Legal. “A principal vantagem é a automação, que permite que os documentos sejam adaptados a cada caso de forma rápida e por um preço bem acessível”, explica Jeremi Eskenazi, fundador da plataforma.

Saiba mais sobre esse site e confira outras ferramentas que são uma mão na roda!

Cabe no bolso
30 modelos de documentos estão disponíveis pra você na Wonder Legal, site que está presente em outros três países e chegou esse ano ao Brasil.

Depois de selecionar o tipo de contrato que você precisa e preencher os dados necessários, o time de juristas da plataforma elabora o documento de forma personalizada para você, respeitando todas as exigências legais. Os preços são outro atrativo: um contrato de união estável, por exemplo, que custa em média R$ 1.200 quando feito por um advogado, tem o custo de R$ 49,99 na plataforma. Acesse wonder.legal/br.

De bate pronto
No site Juris Way você encontra mais de 500 modelos de documentos para preencher e utilizar. Requerimentos, declarações, certidões e contratos de todos os tipos estão disponíveis de forma gratuita na plataforma, basta clicar no modelo que você precisa e copiar o texto, colocando os dados referentes a você. Como os modelos já estão prontos e são gratuitos, são documentos padronizados! Caso necessite adicionar uma cláusula ou especificar algum item, é necessário adequar o molde. Acesse jurisway.org.br.

Pra que serve?
No portal Instivance, além dos rascunhos de documentos pra você baixar e preencher, cada um deles traz ao lado uma definição que explica o que o documento faz e em que situação você precisa! Isso evita que você baixe e preencha um modelo achando que é o necessário para depois descobrir que o modelo é outro. Contrato de locação de aluguel, documento de encerramento de empresa e procuração são alguns dos exemplos que você encontra no site gratuitamente. Acesse instivance.com.

Por dentro dos termos
Na Central Jurídica os modelos de documentos estão divididos em quatro categorias: petições, contratos, recursos de multas de trânsito e diversos – que inclui currículo, convite, avisos e recibos, por exemplo. Além de trazer o documento para download gratuito e pra que ele serve, você ainda confere no site um dicionário de termos jurídicos! Afinal, é importante entender cada palavra daquilo que você está preenchendo. Acesse centraljuridica.com.