Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Férias são para isso

Contato com a natureza ajuda combater a ansiedade, depressão e melhora as conexões dos neurônios, explica neurologista

Se tiver férias, aproveite os dias livres para entrar em contato com a Mãe Natureza

Marina Pastorelli Publicado em 01/01/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entre em contato com a natureza; atitude combate ansiedade e estresse - Freepik
Entre em contato com a natureza; atitude combate ansiedade e estresse - Freepik

Muitas pessoas que estão lendo essa matéria, certamente já se sentiram muito mais energizadas, felizes e leves quando entraram em contato com a natureza alguma vez, seja em uma floresta, uma trilha, cachoeira, campo florido ou uma praia mais deserta...

Há muitas formas de explicar essa sensação e a Dra. Ana Paula Peña Dias, neurologista e especialista pela ABN, confirma que esse contato traz muitos benefícios -- principalmente -- à saúde mental.

+++ Como pegar estrada sem prejudicar a coluna? Especialista dá 8 dicas para não ficar com dor nas costas e estragar as férias

"O contato com a natureza é extremamente benéfico para a saúde mental, pois promove sensação de relaxamento e redução do stress. Isso ocorre pela redução do hormônio cortisol pela menor exposição aos fatores estressores urbanos", pontua a especialista.

Vários estudos comprovam que o contato com a natureza melhora a saúde mental, e reduz a chance de desenvolver depressão e ansiedade.

"A vida urbana possui múltiplos estímulos sensoriais e cognitivos que requerem atenção, por vezes simultânea, o que impacta negativamente nossa saúde mental. Diferente disso, o tempo em contato com a natureza é uma excelente oportunidade de manter a atenção e o foco no momento presente, reduzindo a sensação de fadiga mental", explica.

É como se fosse uma meditação sem dizer que é isso! O foco em uma ação só e a ausência do estresse com o trabalho promove essas sesanções traquilas -- fora o poder, já comprovado, que as plantas (desde as cores até os perfume delas) têm no nosso cérebro.

Nessas férias, então, que tal uma paradinha em um lugar com bastante mato e VIDA?