Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Emagreça passo a passo: afine meio quilo por semana e mantenha a saúde em dia

Quer afinar meio quilo por semana, manter-se magra e ainda ser o espelho de uma pessoa saudável? A solução é dar 13 mil passos por dia. Saiba mais sobre o programa que vai mudar a sua vida

Texto: Diane Neubüser Publicado em 30/10/2015, às 16h20 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
passo a passo - Shutterstock
passo a passo - Shutterstock
Este não é mais um daqueles planos de caminhada enquadrados em ritmo e esforço físico. A proposta aqui é simplesmente andar, o máximo possível, ao longo do dia. Pesquisadores de Melbourne, na Austrália, mediram o número de passos diários de 592 adultos de meiaidade, durante uma semana, e concluíram que quem caminhou cerca de oito quilômetros (ou deu 10 mil passos) para executar as atividades habituais reduziu mais o índice de massa corporal, a circunferência abdominal, os triglicerídeos, o colesterol e a glicemia em comparação às pessoas que andaram menos. De acordo com as Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Diabetes, as caminhadas diminuem em 34% o risco de problemas cardíacos e em 58% o de diabetes. “Distribuir os passos no dia faz com que o nosso organismo se mantenha sempre ativo e gastando energia”, diz o preparador físico Renato Dutra (SP), autor do livro A Dieta dos Passos (ed. Lua de Papel). O especialista defende que dessa forma — devagar e sempre — o metabolismo funciona melhor do que com um treino intenso. “É que, se uma pessoa corre durante meia hora e depois passa o resto do dia sentada, o organismo entende que só precisa gastar o estoque de energia no momento em que foi mais exigido, e daí desacelera e não queima mais nada”, explica Renato. Ao dar 10 mil passos por dia saímos da zona de sedentarismo e o corpo não acumula gorduras. Todas as passadas além desse número se revertem em emagrecimento, sendo que 13 mil (ou mais) garantem a perda de meio quilo por semana. 

PÉ POR PÉ 
Um quilômetro equivale a mil passos. Portanto, você tem que andar treze quilômetros por dia para afinar a silhueta. Parece muito, mas não é. Bastam algumas adaptações no estilo de vida para tirar a meta de letra. Aqui na revista MÁXIMA temos um bom exemplo. A nossa editora Paula Lima, de 38 anos, chegou a somar 11472 passos no trajeto de ida e volta até o ponto de ônibus que pega para o trabalho, no passeio com o cachorro e no percurso para o curso de pós graduação. Simples, né? Um bom exemplo para quem mora no Rio de Janeiro: apenas uma volta na lagoa Rodrigo de Freitas resulta na recomendação diária de 10 mil passos. Perfeitamente tangível, não acha? Os estudos sobre esse programa revelaram que o fator motivação é a chave para fazer as pessoas andarem mais e sempre no cotidiano, pois não precisam cumprir o objetivo de uma só vez e num momento especial — o que torna mais fácil incorporar a caminhada. 

MENOS É MAIS
Um grupo de pessoas que caminhava 10 mil passos por dia mudou o ritmo de atividade para uma pesquisa. Elas passaram a dar apenas 1 350 passos diários, trocando, por exemplo, a escada pelo elevador. Após duas semanas, os cientistas descobriram que o metabolismo de lipídeo e açúcar dos participantes piorou e a gordura corporal migrou para a cintura. Vamos andar?