Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Cotovelos ressecados

Cotovelos ressecados? Roseli Siqueira dá 5 dicas de como cuidar

Incorporando as dicas da esteticista à sua rotina de cuidados diários é possível minimizar essa característica e deixar a derme mais macia e bonita

Máxima Digital Publicado em 15/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cotovelos ressecados? Roseli Siqueira dá 5 dicas de como cuidar - Freepik
Cotovelos ressecados? Roseli Siqueira dá 5 dicas de como cuidar - Freepik

Você tem a sensação de que os seus cotovelos estão ressecados, mesmo aplicando hidratante diariamente? Acredite se quiser, essa é uma condição bastante comum, pois devido à baixa produção de oleosidade nessa região, a pele tende a ser mais seca. Além disso, muitas pessoas deixam de dar atenção a ela e não hidratar o suficiente. Outra questão que também pode ter influência sobre essa característica, é o atrito com as peças de roupa, deixando com esse aspecto nada agradável. A boa notícia é que dá para reverter essa situação incorporando alguns hábitos à sua rotina de cuidados, conto tudo a seguir; vem ver.

Evite água quente

Se você não sabia, agora já sabe, a água quente é inimiga da pele saudável. As altas temperaturas fazem parte das principais causas da destruição da barreira cutânea, pois removem completamente a oleosidade natural da derme, a deixando seca, sem brilho, viço e bastante sensível. Por isso, dê preferência a banhos com água morna ou fria, mas, caso seja necessário usar água quente, seja rápida, pois assim os danos serão menores.

Atenção aos produtos

Você sabia que o seu sabonete pode estar limpando até demais? Sim, alguns produtos possuem muitos detergentes e outros químicos que removem não só a sujeira, mas também a oleosidade natural da pele. Algumas dessas fórmulas alteram o nosso pH natural e contribuem para uma série de problemas, como o ressecamento, a sensibilidade, a alergia, entre outros. Nesse sentido, dê preferência a composições neutras, com ingredientes naturais. E mais, também é importante se atentar a quantidade, pois mesmo as versões mais naturais, se usadas em excesso, podem ocasionar danos à derme.

Reforce a hidratação

Como dito anteriormente, os cotovelos tendem a serem mais secos, portanto, aplicar um hidratante apenas uma vez ao dia pode não ser o suficiente, ainda mais se você já tem a pele seca. Tente aplicar um bom creme pelo menos duas vezes ao dia, para que a derme se mantenha sempre umectada. Invista em fórmulas que contenham óleos 100% naturais em sua composição, como, por exemplo, o de semente de abóbora, girassol e coco. Aliás, o óleo pode ser usado nos cotovelos, inclusive, durante o banho

Esfoliar: sim ou não?

A esfoliação nem sempre é uma boa indicação, porém, nesse caso, para remover a pele morta e deixar os cotovelos mais macios, pode ser uma boa alternativa. Aposte em uma misturinha de açúcar mascavo com azeite de oliva, massageando delicadamente. Enxágue. Evite usá-la com frequência, dê uma pausa de pelo menos 15 dias entre cada aplicação. Nesse link, ensino como fazer outras receitas de esfoliantes.

++ Saiba como preparar e utilizar esfoliantes naturais que não agridem a pele

O poder das máscaras 

Você sabia que as máscaras hidratantes para o rosto também podem ser utilizadas em outras áreas do corpo? Isso mesmo, se você tem esse produto em casa, aproveite para usar nos cotovelos, pelo menos uma vez na semana. Procure fórmulas que proponham umectar a pele e que tenham entre os seus ingredientes as flores de lótus e de maracujá, arnica montana, áloe vera, camomila e calêndula. Basta aplicar na região, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem e depois enxaguar com água fria ou morna. Para finalizar, aplique um óleo 100% natural de semente se abóbora, girassol e coco. 

Nesse vídeo trago mais dicas de como tratar peles sensíveis e fragilizadas:

++ Afinal, na hora de higienizar a pele, a temperatura da água faz diferença? Roseli Siqueira esclarece tudo


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!