Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Cuidado com o efeito rebote

Saiba como preparar e utilizar esfoliantes naturais que não agridem a pele

Até que ponto é bom remover as células mortas e qual é a garantia que os produtos para corpo e rosto não vão estragar a qualidade da sua pele? Roseli Siqueira explica

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 23/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Muito esfoliante e produtos para ressecar a oleosidade levam ao efeito rebote", afirma Roseli Siqueira - Freepik
"Muito esfoliante e produtos para ressecar a oleosidade levam ao efeito rebote", afirma Roseli Siqueira - Freepik

Precisamos criar consciência de que quanto mais umectada está a pele, menos esfoliação ela precisa. Se você está usando esfoliante de forma frequente, não está ajudando. Muito esfoliante não remove as células mortas e nem limpa bem. Na verdade, compromete mais a saúde da pele, pois afina e ainda agride. E quando você agride, a pele responde. Aparecem os cravos e vasos, pois baixa a resistência e cria flacidez, rugas, tira o tônus e vida... O excesso de esfoliante tira toda a defesa natural.

Um bom exemplo é a acne. Muito esfoliante e produtos para ressecar a oleosidade levam ao efeito rebote.

+++ Máscara Facial Caseira: esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira traz receitas incríveis para a pele

Pele precisa de equilíbrio

Quando sentimos a textura mais grossa, significa que você precisa cuidar mais da sua pele. Se usar óleo 100% natural ou um creme umectante, ela não fica dura e rígida – no sentindo de pele cascuda. E você não precisa esfoliar frequentemente.

E quem não se cuidou?

Pode fazer uma esfoliação com emoliência para retirar as células mortas e recuperar o brilho, mas depois tem que cuidar diariamente, combinado? Siga as minhas receitinhas, abaixo:

Esfoliante labial
Misture uma colher de açúcar mascavo com mel. Massageie bem, friccione os lábios e lave.

+++ Rejuvenesça o olhar sem cirurgia: Roseli Siqueira ensina quais cuidados devem ser tomados para evitar os sinais do envelhecimento no rosto

Esfoliante natural para rosto e corpo
Use um óleo 100% natural com açúcar mascavo ou fubá (que tem ação secativa nas peles oleosas). Aplique em movimentos leves e circulares. Quem cuida da pele, pode fazer essa esfoliação uma vez por mês. Basta aplicar, deixar 15 minutos e lavar – não pode esfregar o rosto para retirar.

Esfoliante detox
Lave o rosto com água. Faça um chá verde, que tem efeito detox, espere esfriar e aplique com um algodão ou borrife no rosto. Em seguida, coloque uma colher de sopa de mel nas mãos e massageie o rosto. Depois, faça uma mistura com uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de salsinha (lavada, seca e bem picada) e uma colher de sopa de aveia.

Aplique no rosto em movimentos leves e circulares. Enxágue.

CONHEÇA O PODER DESTES INGREDIENTES PARA A PELE

O mel (fonte de oligoelementos) ajuda a remover e regenerar as células mortas. A salsinha é rica em vitamina K, é curativa por conta dos minerais e vai ajudar na desintoxicação. Também é fonte de oligoelementos naturais.

Já a aveia é fonte de vitamina B1 e minerais, como fósforo, zinco e magnésio, e ajuda a clarear a pele, que ainda fica mais equilibrada e resistente, inclusive para enfrentar a poluição e o stress.

+++ Vem, verão! Confira três dicas para conquistar uma pele bronzeada - e saudável

Pode finalizar esse ritual utilizando o mesmo chá verde do início, borrifando ou aplicando com algodão.

A receita pode ser usada no rosto e no corpo, por quem pele seca e oleosa, a cada 15 dias.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br