Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Roseli Siqueira ensina como ativar a circulação sanguínea dos braços e pernas com automassagem

Passo a passo descomplicado para melhorar o retorno venoso, aliviar o inchaço e as dores nas extremidades do corpo

Roseli Siqueira Publicado em 21/06/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira ensina como ativar a circulação sanguínea dos braços e pernas com automassagem - Freepik
Roseli Siqueira ensina como ativar a circulação sanguínea dos braços e pernas com automassagem - Freepik

Você tem quadros constantes de cãibras, pele fria, inchaço e formigamento nos braços e pernas? Sabia que esses são alguns dos sintomas da má circulação?! O sistema sanguíneo é essencial para transportar sangue, nutrientes e oxigênio para o corpo, mantendo assim o bom funcionamento dos órgãos, dos músculos e a saúde dos tecidos. No entanto, quando há algum tipo de obstrução que prejudique essa circulação, o corpo começa a enviar sinais como pedido de ajuda.

++ O que levar em conta na hora de escolher um produto natural

Inicialmente a má circulação não oferece grandes riscos, mas se não cuidada ela pode sim levar a problemas mais graves. Então, para melhorar essa questão, além de ser necessário ter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física, outras técnicas podem ser adicionadas à sua rotina de cuidados para minimizar esse aspecto, como, por exemplo, a massagem. Quer saber como? Confira a seguir.

Massagem para aliviar as pernas

Deitada em uma posição confortável, aplique um óleo 100% natural na pele, deslize as mãos de baixo para cima, unindo-as, em forma de bracelete, no sentido dos pés até a virilha.

Em seguida, pince toda a parte interna da perna e depois repita o processo na parte externa. Com a ponta dos dedos faça movimentos circulares percorrendo toda a perna. Finalize o processo apoiando as pernas um uma pilha de travesseiros ou na parede, por 10 minutos, para trabalhar o retorno venoso.

Massagem relaxante para os braços

Deite-se do lado direito e estique o braço direito para frente. Com a mão esquerda, aplique o óleo e inicie o movimento de deslizamento do pulso até os ombros. Em seguida, repita esse mesmo movimento, porém pare na junção interna dos cotovelos e nos ombros, faça uma leve pressão com os dedos para ajudar no bombeamento do sangue. Depois, massageie todo o braço fazendo movimento de pinçamento e usando uma compressão média. Repita do outro lado.

Trago mais dicas sobre cuidados corporais aqui:

++ Mito X Verdade: a ginástica facial pode piorar as rugas e as linhas de expressão?


Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Carolina Ferraz. A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!