Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Transição Capilar

Transição capilar: Inspire-se no processo de Maisa e saiba por onde começar

Rodrigo Cintra deu 5 dicas para te ajudar a atravessar esse momento com muito estilo e jogo de cintura

Máxima Digital Publicado em 31/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Transição capilar: Inspire-se no processo de Maisa e saiba por onde começar - Instagram
Transição capilar: Inspire-se no processo de Maisa e saiba por onde começar - Instagram

Se você tem os cabelos ondulados, cacheados e crespos, passou por um ou vários alisamentos/relaxamentos, mas agora quer ter a sua textura natural de volta, esse texto é para você. Tenho duas notícias para te dar: a primeira é que dá para reverter essa situação completamente; a segunda é que para isso você vai precisar passar pela transição capilar. Mas calma, acredite no processo, vai dar tudo certo, basta ter paciência. Listei algumas dicas que podem te ajudar nessa missão; vem ver. 

++ Rodrigo Cintra faz um raio-x do ruivo de Blake Lively

O que é transição capilar?

É o processo de remoção do comprimento dos fios que foram submetidos a alisamentos ou relaxamentos. Essa técnica leva bastante tempo e pede muita paciência, pois é preciso esperar os fios crescerem para que se possa cortar as partes alisadas. 

Interrompa os processos químicos

O primeiro passo a ser dado por quem quer assumir as madeixas naturais é parar o quanto antes de alisar/relaxar os fios, pois do contrário, nunca será possível recuperá-lo. Então, suspenda esse hábito já! Pode ser estranho no início, mas esse é um passo muito importante, a Maisa sabe muito bem como é. Além disso, vale ter mais atenção com tratamentos feitos no salão! Sempre questione se o produto a ser utilizado possui ação alisante, redutora de volume e afins, pois mesmo que eles não alisem de fato o seu picumã, eles também podem dificultar o processo. 

Tesoura nele!

Se você já parou de alisar os fios, talvez fazer um bom corte possa te ajudar a ter mais ânimo para atravessar todas as etapas da transição. O big chop é o mais indicado para quem está passando por esse processo, pois ele remove a maior quantidade possível de comprimento alisado e deixa as madeixas com um aspecto mais próximo do que será o resultado final, mas é preciso já ter pelo menos 5 dedos de raiz natural. No entanto, algumas pessoas podem achá-lo um pouco radical demais, por isso, indico um corte por etapas para que assim seja mais fácil ir se acostumando com o novo visual, como fez a apresentadora Maisa

Como disfarçar as diferentes texturas?

Algumas mulheres preferem esperar os cabelos crescerem bastante para só depois investir em um corte, nesses casos é como se o cabelo apresentasse dois aspectos, como, por exemplo, uma raiz mais cheia e cacheada e o comprimento liso e ralo. Se esse é o seu caso, o ideal é investir em uma boa finalização. Para isso você pode apostar no combo dedoliss + creme ativador de cachos ou até mesmo em penteados, como no caso da Maisa, que optou pelas tranças, pois elas são ótimas para disfarçar essa diferença e também para te ajudar com aquele bad hair day. Mas qual trança devo escolher? Depende do seu gosto, aqui vale tanto as mais simples, quanto as box braids. 

Evite fontes de calor

Outra questão muito importante é sobre o uso de ferramentas de styling que possuem ação térmica, pois elas contribuem com o ressecamento dos fios, o que dificulta a fixação da definição. Então, se a sua meta é ter cachos definidos como os da apresentadora, “dê um gelo” nesses aparelhos.

Aposte nos produtos certos

Quem é cacheada/crespa tende a ter fios mais secos, devido à dificuldade da oleosidade natural do couro cabeludo tem de percorrer o fio, nesse contexto, é essencial utilizar uma linha de produtos específica para cachos, enriquecido com ativos, como a elastina, óleo de coco e o ômega 6, 7 e 9. Para conquistar o visual da apresentadora Maisa, também vale incluir na sua rotina de cuidados os cremes e finalizadores com ação ativadora de cachos, pois eles ajudam a melhorar a definição do fio e a mantê-lo por mais tempo. 

++ Feliz Aniversário, Giovanna Antonelli: Rodrigo Cintra faz um raio-x do cabelo da artista

Nesse vídeo trago mais dicas de como lidar com a transição capilar:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra