Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Loira, eu? Dá pra copiar o look de Manu Gavassi, Anitta, Ana Hikari; Rodrigo Cintra explica mais sobre as técnicas e os cuidados

A descoloração é um processo que pode levar mais de uma sessão e o cabelo pode cair se a técnica não for realizada por um profissional da área. Nada de fazer sozinha em casa, ok?

RODRIGO CINTRA Publicado em 04/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Que tal apostar no loiro? Rodrigo Cintra orienta quais cuidados devemos ter na transformação - Reprodução/ Instagram
Que tal apostar no loiro? Rodrigo Cintra orienta quais cuidados devemos ter na transformação - Reprodução/ Instagram

Final do ano está chegando e a vontade de mudar o visual fica cada vez maior! Se você está pensando em dizer adeus à sua cor de cabelo natural e ir direto para um loiro, seja ele platinado ou não, converse com o seu cabeleireiro, peça um cronograma de transição que prepare os fios para esse processo e vá clareando de forma gradual, preservando a saúde dos seus cabelos.

+++ Now United: Rodrigo Cintra dá 7 dicas certeiras de como ter os cabelos de Sabina Hidalgo

O que devo fazer antes de descolorir o cabelo?

Antes x Depois: Manu Gavassi
Instagram/@ManuGavassi

Manu Gavassi ficou linda loira! E você também pode ser loira como ela. Mas a transição para essa cor, por meio da descoloração, não é tão fácil quanto a aplicação de tinturas. Então, a primeira dica é: nunca faça isso em casa! Existe uma grande chance de você manchar o seu cabelo, deixá-lo quebradiço e com o risco de acontecer um corte químico na raiz, ou seja, ficar com falhas ou careca. Procure sempre um profissional e faça o teste de mechas para avaliação da elasticidade do fio.

Fique loira aos poucos

Paolla Oliveira - antes x depois
Instagram/ @paollaoliveirareal

Como expert em transformação posso afirmar que nem sempre conseguimos atingir o loiro perfeito com uma sessão de clareamento. Em muitos casos, até a cliente não se acostuma com uma mudança tão radical no dia e pede para voltar ao tom escuro. Recomendo ficar loira aos poucos. O visual da atriz Paola Oliveira exemplifica bem isso para quem tem medo de radicalizar. O ideal é começar com luzes no tom de chocolate escuro ou um caramelo mais claro.

+++ Engravidei, e agora? O que fazer X o que não fazer com o cabelo durante a gestação e no puerpério; Rodrigo Cintra conta

Produtos Plex

Antes x Depois Ana Hikari
Instagram/ @_anahikari

Loiro saudável, como tem a atriz Ana Hikari, é possível. A descoloração acaba sensibilizando o cabelo, pois retira dos fios pigmento, proteína, água. E aí entram os produtos Plex, que são adicionados ao pó descolorante e preservam de 60% até 70% do cabelo na hora do procedimento, devolvendo toda a saúde dos fios.

Cabelo com alisamento, e agora?

JLo morena e loira - antes x depois
Instagram/ @JLo

Dependendo do tipo de alisamento que você tem nos fios, não será possível ser loira, como a musa J.Lo. Muitos processos de descoloração não são compatíveis com o alisamento e o seu cabelo pode quebrar. O cabelo alisado é como se estivesse encapado, ou seja, um processo de clareamento num cabelo desses será muitoooo mais demorado e pode ser que nem se chegue ao tom desejado justamente por ele estar com essa “capa”. Para saber se você pode ou não mudar a cor do fio, basta fazer um teste de mecha.

Seu cabelereiro pega uma mecha da nuca, coloca o produto descolorante e o tom desejado. Após o tempo de pausa, se o fio estiver elástico demais e quebrar, o procedimento não será indicado. Essa é a melhor forma de não ter surpresas na hora de ficar iluminada.

+++ 7 tons de ruivo! Rodrigo Cintra comenta a cor que está fazendo a cabeça das famosas; escolha a sua

Cuidados com o loiro

O loiro, igual ao da cantora Anitta, precisa de alguns cuidados. Logo após o procedimento já é indicada uma boa nutrição, reconstrução e reparação dos fios. Os cuidados devem ser realizados no salão, a cada 15 dias, e em casa, toda semana. Invista em produtos, como máscaras de hidratação e regeneração, leave-in com proteção solar e térmica, além de óleo de reparação. Lembre-se: cabelo bonito é cabelo saudável ah, e nada de piscina para não ficar com o efeito hulk, hein?!

Cronograma capilar: hidratação

Isabelle Drummond
Instagram/ @yeuxpapillon

É uma forma de você organizar como vai tratar seus fios. Você pode programar por quatro semanas. Calculando uma mulher que lava o cabelo um dia sim, um dia não, ela lavará o cabelo três vezes na semana. Então é nessa sequência de três lavagens que você vai organizar o tratamento. Na primeira e na última semana o cronograma fica com a hidratação. Invista em produtos com óleos naturais que ajudam muito a tratar os fios por dentro e por fora. Se inspire no loiro polido da atriz Isabelle Drummond.

Cronograma capilar: reconstrução

A segunda semana é da reconstrução. Utilize produtos à base de queratina para deixar o seu cabelo mais forte e resistente, como os da atriz Grazi Massafera. Um truque que eu utilizo antes de realizar a descoloração é aplicar a queratina no cabelo molhado da cliente, e seco o cabelo logo em seguida com o produto. Além de ter a proteção na descoloração, eu devolvo o que o cabelo perde nesse processo. Mas vale lembrar que em excesso a queratina deixa o fio duro, levando a quebra. Seu cabeleireiro não pode exagerar.

+++ Cabelo cacheado: Rodrigo Cintra ensina penteados inspirados em Any Gabrielly, do Now United

Cronograma capilar: nutrição

Na terceira semana invista em produtos à base de lipídios e proteínas, são eficazes para você nutrir o seu cabelo e deixá-lo muito mais saudável. Você irá sentir a diferença e perceber o quanto o seu cabelo ficou forte, brilhante e bonito à la Beyoncé.


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra